Petrobras espera exportar 1,7 milhão de barris de óleo em 2020

A Petrobras prevê exportar cerca de 1,7 milhão de barris de petróleo por dia em 2020, o que só será possível devido à produção da camada pré-sal das Bacia de Santos e Campos. Atualmente, os campos do pré-sal já licitados produzem 129 mil barris diários com sete poços operando.

“A grande dúvida é se a exportação será de petróleo cru ou refinado (com diesel, gasolina, etc.), o que dependerá da demanda externa e dos valores internacionais para esses produtos”, afirmou o gerente de planejamento de Exploração e Produção da (E&P) da estatal, Mauro Yuji Hayashi, durante abertura da 2ª edição do Pré-sal Brasil 2011. “É apenas uma questão de cálculo”, acrescentou.

Segundo a companhia, até 2017, serão implantados mais 17 sistemas de produção. Para 2020, a estatal projeta novos poços, mas ainda não pode divulgar o número exato. Hayashi ressaltou que as reservas do pré-sal possibilitarão à Petrobras mais que dobrar a produção da commodity na próxima década, passando de 2,1 milhões de barris diários em 2011 para 4,910 milhões de barris por dia em 2020.

Essa expansão irá gerar, segundo a empresa, um excedente de 1,7 milhão de barris/ dia para exportação. O Congresso Pré-sal do Brasil 2011 reuniu especialistas para falar sobre as oportunidades criadas com a exploração da maior província petrolífera brasileira.

Conteúdo Publicitário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome