24.9 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Petrobras Distribuidora inaugura rede de distribuição de gás para o interior do Espírito Santo

Petrobras Distribuidora inaugura rede de distribuição de gás para o interior do Espírito SantoA Petrobras Distribuidora inaugurou, nesta sexta-feira, 20 de agosto, a rede de distribuição de gás natural canalizado de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado. O empreendimento possui uma extensão de 60 quilômetros de dutos com capacidade para transportar 600 mil m³/dia de gás natural, que serão destinados às indústrias, aos postos de combustíveis e estabelecimentos comerciais dos municípios capixabas. O mercado inicial estimado de gás natural da região é da ordem de 170 mil m³/dia.

O projeto consumiu investimentos da ordem de R$ 59 milhões, dois anos de construção e já possui 19 clientes contratados, entre eles a Fábrica de Cimento Nassau, o Café Campeão e o Shopping Sul. Cachoeiro foi escolhido para o projeto em função de sua posição como principal centro econômico do Sul do Espírito Santo – onde se destacam os setores de extração e beneficiamento mineral, produção de cimento, laticínios e transporte – e por ser o maior município do interior do estado, com uma população de, aproximadamente, 201 mil habitantes.

- Continua após a publicidade -

Além do Presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, estiveram presentes à cerimônia de inauguração o Governador do Espírito Santo, Paulo Hartung; a Diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster; o Secretário Estadual de Desenvolvimento, Márcio Felix; o Prefeito de Cachoeiro do Itapemirim, Carlos Roberto Casteglione Dias e representantes de órgãos públicos do município.

Desenvolvimento e competitividade
Os 60 km da rede de distribuição de Cachoeiro do Itapemirim compreendem o trecho entre o City Gate derivando do GASENE (trecho Cabiúnas-Vitória), em Itapemirim, e o Distrito de São Joaquim, em Cachoeiro. A infraestrutura utilizada envolveu tubulação de aço de oito e quatro polegadas e de polietileno de 125 e 63 milímetros, instalada em propriedades particulares, rodovias estaduais, ruas e avenidas municipais.

“A interiorização do fornecimento de gás natural para o interior do Espírito Santo é um fator de desenvolvimento que gera benefícios múltiplos: diversificação da matriz energética local, fornecimento contínuo, custo competitivo, transparência nas tarifas, combustão mais limpa, promoção da competitividade nas empresas, geração de emprego e renda e realização de programas sócio-ambientais”, argumentou o presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, durante o evento.

O gasoduto a ser construído pela BR foi planejado de modo a minimizar as interferências nas comunidades, propriedades, empresas e áreas de preservação no entorno de seu traçado. A tubulação dispõe de equipamentos de segurança como conjuntos de monitoramento e proteção anti-corrosão e odorização do gás natural. Na travessia das áreas ambientalmente sensíveis foi utilizada a metodologia não-destrutiva de Furo Direcional.

A Petrobras Distribuidora atua no segmento de distribuição de gás natural no Espírito Santo há 16 anos, sendo responsável, atualmente, pelo atendimento a 27 postos de combustíveis, 221 estabelecimentos comerciais, 20.000 unidades residenciais e 27 Indústrias – o que corresponde a um volume de fornecimento diário de 2,2 milhões de m³ de gás natural.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA