25.5 C
Vitória
domingo, 13 DE outubro DE 2024

Petrobras anuncia alta de 7,1% do querosene de aviação

Aumento no preço do combustível se soma a outro reajuste de 3,2%, no início de julho

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (1º) um aumento médio de 7,1% no valor do querosene de aviação (QAV) praticado para a venda às distribuidoras. É a segunda alta seguida no preço do combustível, o mais demandado no transporte aéreo. Ele é usado em aviões e helicópteros dotados de motores à turbina. No início do mês de julho houve um reajuste de 3,2%.

De acordo com nota divulgada pela Petrobras, o aumento acumulado no ano é de 0,8%, o que representa um acréscimo médio de R$ 0,03 por litro na comparação com o preço de dezembro de 2023. “No comparativo desde dezembro de 2022, houve uma redução acumulada de 18,9%, o que equivale a um decréscimo de R$ 0,96/litro”, diz a estatal.

- Continua após a publicidade -
LEIA MAIS
bets_bloqueio_anatel Mais de 2 mil bets irregulares serão bloqueadas hoje (11) - Segundo o Ministério da Fazenda, as bets em situação de irregularidade não terão mais permissão para veicular publicidade no país
Inadimplência do consumidor capixaba cai pelo 3º mês consecutivo Inadimplência do consumidor capixaba cai pelo 3º mês consecutivo - Pesquisa aponta ainda que, ao comparar setembro de 2024 com o mesmo mês de 2023, houve queda de 6,2% na quantidade de famílias com contas…

As atualizações do preço do combustível costumam ocorrer mensalmente. Os novos valores já começaram a vigorar nas refinarias.

A Petrobras comercializa o querosene de aviação apenas para as distribuidoras. Os serviços de abastecimento das aeronaves nos aeroportos são de responsabilidade das distribuidoras e de empresas revendedoras. Dessa forma, o lucro dessas empresas e outros custos, como os que envolvem transporte e logística, influenciam o preço final pago pelas empresas de transporte aéreo e por outros consumidores.

A estatal ressalta que não detém o monopólio da comercialização do produto e que o mercado brasileiro é aberto à livre concorrência. “Não existem restrições legais, regulatórias ou logísticas para que outras empresas atuem como produtores ou importadores de QAV”, diz a estatal. Com informações de Agência Brasil

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA