25.5 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Petrobras anuncia alta de 5% no preço da gasolina e de 7% no diesel na refinaria

Este aumento representa um lado positivo. Segundo especialista, é um possível aquecimento da economia norte-americana

A Petrobras confirmou que vai subir o preço da gasolina em 5% a partir da quarta-feira (27), e do diesel em 7%, diante de um cenário de alta para o preço do petróleo pela expectativa de avanços na descoberta de uma vacina para o novo coronavírus (Sars-Cov-2).

A empresa anunciou também aumento para o diesel marítimo, de 7,3%, e do diesel vendido para térmicas de 7,2%, para o S500, e de 7,5% para o S10, de menor impacto ambiental.

- Continua após a publicidade -

O petróleo tipo Brent, usado como parâmetro pela estatal, subia 2,08% para o contrato de agosto, cotado a US$ 36,87 o barril, depois de ter caído abaixo de US$ 20 o barril em meados de abril.

Lado positivo

Para o economista Vaner Simões, o aumento no valor dos combustíveis é um sinal de reaquecimento da economia. “O nível geral de preços está caindo, a economia está desaquecida e a taxa de juros está muito baixa. Aumentar gasolina e o diesel não vai ter repercussão imediata agora, será mais lá na frente”, disse.

Vaner acredita que este é o resultado do reaquecimento da economia norte-americana. “Em um período pandêmico, significa que a economia dos Estados Unidos está dando os primeiros passos e isso é bom porque são eles são nossos grandes parceiros. Também mostra que estamos bem em importação e exportação”, assinala.

O especialista destaca, ainda, que este pode ser um grande passo para reduzir ainda mais a deflação do IPCA e aumentar a expectativa do PIB para este ano. “É possível que quebre um pouco a pressão desse ano de redução de 5,29% do PIB. Se a economia norte-americana reage no primeiro semestre, talvez consigamos debelar um pouco a queda do PIB, que não seja tão baixa como esperávamos”, finalizou.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA