No período de janeiro a dezembro, 395 pessoas desaparecidas foram encontradas no Estado, maior parte das ocorrências eram de adultos do sexo masculino
Em todo o ano de 2024, foram registradas 455 ocorrências de pessoas desaparecidas, incluindo adultos, idosos, crianças e adolescentes. A maior incidência ocorreu entre adultos do sexo masculino, 258 ocorrências, das quais 197 resultaram em localizações, 36 permanecem como desaparecidos ativos e 25 foram óbitos confirmados.
Do total de registros, 395 pessoas foram localizadas, resultando em saldo positivo de 85% no ano passado, segundo os dados divulgados esta semana pela Delegacia Especializada de Pessoas Desaparecidas (DEPD), cujo titular é o delegado Luiz Gustavo Ximenes da Silva.
Ele explica o que deve ser feito no caso de uma pessoa estar desaparecida, a começar pelo registro formal da ocorrência. “Um familiar deve comparecer à DEPD com todas as informações disponíveis, características e, se possível, uma fotografia recente do desaparecido”, explicou.
Após o detalhamento sobre as informações do desaparecimento e suas circunstâncias, as investigações são intensificadas, com buscas em unidades policiais, hospitais públicos, casas de albergados, registros de abordagem, serviços de rua e pesquisas em redes sociais. “As investigações nunca cessam até que a pessoa desaparecida seja encontrada”, enfatizou o delegado.
Onde registrar a ocorrência?


Em casos de desaparecimento, recomenda-se procurar a Delegacia Especializada de Pessoas Desaparecidas. Em períodos noturnos, fins de semana ou feriados, qualquer unidade policial de plantão pode ser acionada e a ocorrência será encaminhada à DEPD.
A Delegacia Especializada de Pessoas Desaparecidas está localizada na R. Dr. João Carlos de Souza, 89, Barro Vermelho, Vitória. O telefone de contato é (27) 3198-7022, e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18 horas. (Com informações da Polícia Civil do ES).