26.9 C
Vitória
sexta-feira, 5 março, 2021

Pesquisa revela crescimento de marcas no Espírito Santo entre consumidores A e B

Quais as principais marcas na lembrança do público A e B da Grande Vitória? Qual sua abrangência e importância para a economia capixaba? É justamente para responder a estas perguntas que a Revista ES Brasil, em conjunto com a Merccato Inteligência Competitiva, realiza pelo segundo ano consecutivo a Top Marcas – Pesquisa de Preferência de Marcas do Segmento AB da Grande Vitória.

A edição 2010 da pesquisa, que será divulgada na edição de maio da Revista ES Brasil, apresenta em primeiríssima mão informações sobre as preferências de marcas do consumidor AB capixaba, sendo uma ferramenta útil para empresários e consultores de marketing avaliarem o trabalho desempenhado para a divulgação das marcas de seus clientes junto a seus respectivos públicos-alvo.

Dentre os segmentos pesquisados no estudo, as “Top 10” (as 10 marcas com maior percentual de lembrança) ultrapassaram a barreira de 50% de lembrança entre os consumidores das classes AB. Estas marcas figuram nas seguintes categorias: shopping centers, refrigerante, plano de saúde, cerveja, cartão de crédito, telefonia celular, telefonia fixa, suco, banco e supermercado. Dentre estas marcas, quatro são de empresas locais, dando a entender que empresas e empresários do Estado estão mais competitivos.

O diretor da Merccato, Anselmo Hudson, informou que a gestão de marcas ainda é algo novo no Brasil, sendo tratado com seriedade de 25 anos para cá. “Para se ter idéia, nenhuma marca nacional figura entre as ‘Top 100′ mais valiosas do mundo, na iniciativa privada”, declarou. No Espírito Santo, o foco nessa questão é coisa ainda mais recente.

Na opinião de Hudson, a liderança na lembrança do consumidor é fruto de competências empresariais que envolvem bons produtos, atendimento, ponto de venda, treinamento e, sobretudo, um sistemático programa de comunicação com o mercado. “O nosso Estado vive outro ciclo de desenvolvimento econômico. Tornou-se uma região atrativa. Uma terra de oportunidades, onde a gestão de marcas, em sintonia com a estratégia principal, poderá fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso empresarial”.

Para o diretor executivo da Next Editorial, Mário Fernando Souza, a pesquisa Top Marcas, além de ser uma ferramenta estratégica para o gestor de marcas, funciona como uma ferramenta de aferição das ações que estão sendo feitas. “Antes, tínhamos tudo muito polarizado: produtos para classes C e D e para A e B, mas hoje as coisas se aplainaram um pouco, sendo mais difícil perceber as preferências das classes. Então, a Top Marcas tem este papel, alinhando estrategicamente as definições acerca de marcas”, disse. Sobre o crescimento de algumas delas, Mario ressalta as mudanças na economia local. “Nesta última edição, percebemos que a figuração de algumas marcas cresceu e um dos grandes motivos foi o amadurecimento do perfil de consumo das classes A e B no Estado. Isto acontece porque vivemos um novo ciclo da economia do Estado, que tem atraído um trabalhador mais qualificado e mais exigente em relação ao que compra”, compartilhou.

Grupo Águia Branca detém 50% do segmento automotivo

O objetivo da pesquisa Top Marcas foi identificar o que vem à cabeça do consumidor quando se trata de comida, bebidas, vestuário, loja de tintas, ótica, joalheria, móveis, saúde, carros nacionais e importados, dentre outros. Uma das novidades apontadas pela pesquisa é o crescimento de algumas marcas capixabas, comprovando o desenvolvimento do Estado. O Grupo Águia Branca é um destes casos de sucesso, pois detém hoje 50% do mercado automotivo de luxo do Estado.

Uma das empresas do Grupo Águia Branca é a Vitória Motors, concessionária Mercedes-Benz. Sua diretora, Patrícia Assef, atribui a boa colocação no ranking de marcas ao entendimento e às estratégias para atingir seu público alvo. “Os consumidores das classes A e B são muito exigentes. Eles querem mais do que qualidade e atendimento às expectativas. Para conquistar esse público, é preciso surpreender sempre, ir além do que ele espera. E Mercedes-Benz é sinônimo de exclusividade, de luxo, de qualidade, de tecnologia. A Vitória Motors desenvolve seu trabalho para ser sinônimo de encantamento, através do melhor atendimento. É somando isso que atuamos para permitir que nossos clientes transformem seus sonhos em realidade”, explica.

A Kurumá Veículos, concessionária Toyota, também pertence ao Grupo Águia Branca. Na avaliação do seu diretor, José Geraldo da Cunha, a conquista da liderança de marca pode ser atribuída ao nível de conhecimento do consumidor. “Ele está cada vez mais bem informado. E quando falamos de classes A e B, além de ser informado, o consumidor é exigente, faz questão de adquirir produtos, serviços e atendimento altamente qualificados. Percebo no Estado que o padrão de consumo vem subindo de uma forma muito positiva. E isso se reflete em nossos números, inclusive se comparados a outros mercados, tradicionalmente fortes. O nosso market share, por exemplo, é quase o dobro da média nacional e estamos à frente de grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo”, explica.

Se diferenciar o seu produto no mercado é uma das condições para aumentar o valor agregado da sua venda, então a gestão de marca não pode ser encarada como custo. Em tempos de poucos consumidores para muitos produtos, às vezes é mais importante investir na marca do que aumentar a capacidade produtiva da empresa.

No próximo mês, os leitores poderão acompanhar os resultados da Pesquisa Top Marcas na íntegra. Mais uma contribuição da ES Brasil com informações e análises visando a qualificar o planejamento e o poder de competição das empresas instaladas no Espírito Santo.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Produção de veículos recua 3,5% em fevereiro ante fevereiro/2020, diz Anfavea

Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 197 mil veículos foram montados em fevereiro, o volume mais baixo dos últimos sete meses Por...

Casagrande anuncia nova mudança no primeiro escalão do Governo

Essa é a segunda troca feita pelo Governador Renato Casagrande no Palácio Anchieta em uma semana

Atividade do Norte e Centro-Oeste avança em 2020, diz BC; demais regiões recuam

Ainda que o processo econômico descrito tenha caracterizado todas as regiões, os resultados de 2020 dos IBCR divergiram - Norte e Centro-Oeste registraram desempenho...

Empresários e parlamentares comemoram aprovação de projeto que socorre setor de eventos

A Câmara Federal aprovou, na noite da última quarta-feira (3), o projeto de lei que cria o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse)

Veterinária morre no Recife com a ‘doença da urina preta’

Familiares e amigos de Priscyla prestaram homenagens nas redes sociais: "o céu hoje estará te recebendo com muita luz" Por Pedro Jordão, especial para o...

Instituto Butantan recebe insumos para 14 milhões de doses da Coronavac

A previsão é de que até o fim de março o Governo de São Paulo e o instituto façam o repasse de mais 21...

ES Brasil Digital

ESBrasil-185
Continua após publicidade

Fique por dentro

Cesta básica fica mais barata em Vitória no mês de fevereiro

O levantamento do Dieese apontou que a queda foi uma das maiores registradas entre as capitais na última pesquisa.

CVM confirma investigação de ‘insider trading’ na Petrobras

Investidor desconhecido lucrou R$ 18 milhões em compra de papéis. A operação só faria sentido se ele tivesse informação privilegiada, o que é crime no Brasil desde 2001.

Produção de veículos recua 3,5% em fevereiro ante fevereiro/2020, diz Anfavea

Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 197 mil veículos foram montados em fevereiro, o volume mais baixo dos últimos sete meses Por...

Ufes registra quarta cultivar de café conilon junto ao Mapa

O trabalho de pesquisa foi realizado em parceria com a UFRJ e resultou numa cultivar propícia para produção de café solúvel.

Vida Capixaba

Em documentário experimental, mulheres revelam desafios enfrentados na música

A produção audiovisual vai ao ar na próxima segunda, 8, "Dia Internacional Da Mulher"

MORENNA realiza exame do COVID para gravação de clipe

Cantora capixaba realiza exame do COVID em mais de 30 pessoas de sua equipe para poder realizar gravação de videoclipe Aposta da Warner Music como...

Crianças podem, sim, usar creme dental com flúor

É o que afirma Moysés Netto cirurgião dentista, professor universitário em odontopediatria e doutor em ciências da saúde

Condenado a 44 anos por estupro de criança em São Mateus

Caso ganhou repercussão nacional por causa de gravidez da vítima, que tinha 10 anos e é sobrinha do agressor.
Continua após publicidade