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sexta-feira, 29 março, 2024

Pesquisa revela crescimento de marcas no Espírito Santo entre consumidores A e B

Pesquisa revela crescimento de marcas no Espírito Santo entre consumidores A e BQuais as principais marcas na lembrança do público A e B da Grande Vitória? Qual sua abrangência e importância para a economia capixaba? É justamente para responder a estas perguntas que a Revista ES Brasil, em conjunto com a Merccato Inteligência Competitiva, realiza pelo segundo ano consecutivo a Top Marcas – Pesquisa de Preferência de Marcas do Segmento AB da Grande Vitória.

A edição 2010 da pesquisa, que será divulgada na edição de maio da Revista ES Brasil, apresenta em primeiríssima mão informações sobre as preferências de marcas do consumidor AB capixaba, sendo uma ferramenta útil para empresários e consultores de marketing avaliarem o trabalho desempenhado para a divulgação das marcas de seus clientes junto a seus respectivos públicos-alvo.

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Dentre os segmentos pesquisados no estudo, as “Top 10” (as 10 marcas com maior percentual de lembrança) ultrapassaram a barreira de 50% de lembrança entre os consumidores das classes AB. Estas marcas figuram nas seguintes categorias: shopping centers, refrigerante, plano de saúde, cerveja, cartão de crédito, telefonia celular, telefonia fixa, suco, banco e supermercado. Dentre estas marcas, quatro são de empresas locais, dando a entender que empresas e empresários do Estado estão mais competitivos.

O diretor da Merccato, Anselmo Hudson, informou que a gestão de marcas ainda é algo novo no Brasil, sendo tratado com seriedade de 25 anos para cá. “Para se ter idéia, nenhuma marca nacional figura entre as ‘Top 100′ mais valiosas do mundo, na iniciativa privada”, declarou. No Espírito Santo, o foco nessa questão é coisa ainda mais recente.

Na opinião de Hudson, a liderança na lembrança do consumidor é fruto de competências empresariais que envolvem bons produtos, atendimento, ponto de venda, treinamento e, sobretudo, um sistemático programa de comunicação com o mercado. “O nosso Estado vive outro ciclo de desenvolvimento econômico. Tornou-se uma região atrativa. Uma terra de oportunidades, onde a gestão de marcas, em sintonia com a estratégia principal, poderá fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso empresarial”.

Para o diretor executivo da Next Editorial, Mário Fernando Souza, a pesquisa Top Marcas, além de ser uma ferramenta estratégica para o gestor de marcas, funciona como uma ferramenta de aferição das ações que estão sendo feitas. “Antes, tínhamos tudo muito polarizado: produtos para classes C e D e para A e B, mas hoje as coisas se aplainaram um pouco, sendo mais difícil perceber as preferências das classes. Então, a Top Marcas tem este papel, alinhando estrategicamente as definições acerca de marcas”, disse. Sobre o crescimento de algumas delas, Mario ressalta as mudanças na economia local. “Nesta última edição, percebemos que a figuração de algumas marcas cresceu e um dos grandes motivos foi o amadurecimento do perfil de consumo das classes A e B no Estado. Isto acontece porque vivemos um novo ciclo da economia do Estado, que tem atraído um trabalhador mais qualificado e mais exigente em relação ao que compra”, compartilhou.

Grupo Águia Branca detém 50% do segmento automotivo

O objetivo da pesquisa Top Marcas foi identificar o que vem à cabeça do consumidor quando se trata de comida, bebidas, vestuário, loja de tintas, ótica, joalheria, móveis, saúde, carros nacionais e importados, dentre outros. Uma das novidades apontadas pela pesquisa é o crescimento de algumas marcas capixabas, comprovando o desenvolvimento do Estado. O Grupo Águia Branca é um destes casos de sucesso, pois detém hoje 50% do mercado automotivo de luxo do Estado.

Uma das empresas do Grupo Águia Branca é a Vitória Motors, concessionária Mercedes-Benz. Sua diretora, Patrícia Assef, atribui a boa colocação no ranking de marcas ao entendimento e às estratégias para atingir seu público alvo. “Os consumidores das classes A e B são muito exigentes. Eles querem mais do que qualidade e atendimento às expectativas. Para conquistar esse público, é preciso surpreender sempre, ir além do que ele espera. E Mercedes-Benz é sinônimo de exclusividade, de luxo, de qualidade, de tecnologia. A Vitória Motors desenvolve seu trabalho para ser sinônimo de encantamento, através do melhor atendimento. É somando isso que atuamos para permitir que nossos clientes transformem seus sonhos em realidade”, explica.

A Kurumá Veículos, concessionária Toyota, também pertence ao Grupo Águia Branca. Na avaliação do seu diretor, José Geraldo da Cunha, a conquista da liderança de marca pode ser atribuída ao nível de conhecimento do consumidor. “Ele está cada vez mais bem informado. E quando falamos de classes A e B, além de ser informado, o consumidor é exigente, faz questão de adquirir produtos, serviços e atendimento altamente qualificados. Percebo no Estado que o padrão de consumo vem subindo de uma forma muito positiva. E isso se reflete em nossos números, inclusive se comparados a outros mercados, tradicionalmente fortes. O nosso market share, por exemplo, é quase o dobro da média nacional e estamos à frente de grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo”, explica.

Se diferenciar o seu produto no mercado é uma das condições para aumentar o valor agregado da sua venda, então a gestão de marca não pode ser encarada como custo. Em tempos de poucos consumidores para muitos produtos, às vezes é mais importante investir na marca do que aumentar a capacidade produtiva da empresa.

No próximo mês, os leitores poderão acompanhar os resultados da Pesquisa Top Marcas na íntegra. Mais uma contribuição da ES Brasil com informações e análises visando a qualificar o planejamento e o poder de competição das empresas instaladas no Espírito Santo.

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