23.8 C
Vitória
sábado, 7 DE setembro DE 2024

Pesquisa eleitoral em Colatina aponta cenários divididos

Atual prefeito Guerino Balestrassi lidera pesquisas espontâneas, enquanto deputado estadual Sergio Meneguelli é o favorito pelo eleitor de Colatina no cenário estimulado

Por Robson Maia

O cenário eleitoral de Colatina está dividido. É o que indica o levantamento divulgado pelo Futura nesta quinta-feira (11). O atual prefeito Guerino Balestrassi (MDB) e o ex-prefeito Sergio Meneguelli (Republicanos) alternam a liderança nos cenários investigados no município da Região Noroeste capixaba.

- Continua após a publicidade -

O estudo envolveu 400 entrevistas por telefone assistido por computador, entre  os dias 27 de junho e 1 de julho de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-06246/2024.

Na pesquisa espontânea, em que os eleitores indicam suas preferências sem que sejam ditas as opções de voto, Balestrassi aparece com 22,2% dos de votos. O ex-deputado estadual Renzo aparece com 17,6% de Renzo. Completam a lista o ex-prefeito e, atualmente, deputado estadual, Sérgio Meneguelli, com 6,2%, e Luciano Merlo (PL) e Vinicius Bragatto (Novo) estão empatados com 3,9%.

Eleitores que preferem votar em ninguém, em branco ou nulo são 6,7%. 38,7% alegaram que não sabem, não responderam ou se declararam indecisos. Outros candidatos que não pontuaram somaram, juntos, 0,7% das menções.

Já nos cenários estimulados, em que os eleitores são informados das opções de voto, Meneguelli é quem lidera. O ex-prefeito é o favorito nos quatro cenários propostos no levantamento.

No primeiro cenário, Meneguelli aparece com 30,8% das intenções de voto, enquanto Renzo Vasconcellos tem 25,1%. Balestrassi teria 22,6% dos eleitores, sendo seguido por Vinícius Bragatto, com 7,1%. Luciano Merlo com 4,5%, Renata Marquesini (PSOL) com 0,7% e Genivaldo Lievore (PT) com 0,6%, completam a lista. Brancos e nulos são 1,6% e os indecisos chegam a 7,1%.

Já no segundo cenário, Meneguelli teria 31,4%, à frente de Renzo e Guerino, empatados na margem de erro. com 24,9% e 23,9%, respectivamente. Bragatto, com 5,7%, Luciano Merlo, tem 4,5%, e Renata Marquesini aparece com 1,0%. Brancos e nulos somam 1,8% e os eleitores indecisos ou que preferiram não responder são 6,7%.

No cenário sem Meneguelli, Renzo Vasconcellos é quem aparece como favorito do eleitorado, com 36,4% da preferência do eleitorado. Balestrassi é o segundo, com 31,8%. Vinícius Bragatto (10,6%) e Luciano Merlo (7,1%), Renata Marquesini (1,3%) e Genivaldo Lievori (0,7%), fecham a lista. Não sabem, não responderam ou estão indecisos são 6,4%, os que preferem votar branco ou nulo são 5,8%.

No cenário sem Luciano Merlo, Meneguelli lidera com 31% das intenções de voto, seguido de Renzo com 26,2%. Guerino teria a preferência de 24,7%, enquanto Bragatto alcança 7,9% da população.  Genivaldo Lievore e Renata Marquesini ficam cada um com 0,7%. Brancos e Nulos são 4,2% nesse cenário, e os indecisos ou que preferiram não responder são 4,6%.

No quinto e último cenário, Meneguelli tem 33%, com Renzo Vasconcellos em segundo com 28%. Em terceiro, Balestrassi, com 24,9%. Luciano Merlo fica com 6,2%, enquanto Renata Marquesini faz 0,6% e Genivaldo Lievore faz 0,3%. Votos brancos e nulos totalizam 2,4%, enquanto os indecisos ou que preferiram não responder pontuam em 4,6%.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 223

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA