24.4 C
Vitória
sábado, 4 dezembro, 2021

Atenção à pele no inverno!

Período frio exige alguns cuidados especiais. Fique atento às dicas do profissional!

Não é somente o verão que exige atenção especial à pele. O inverno começou neste domingo (21), e, segundo os especialistas, também é preciso ter alguns cuidados com ela.

Entre as dicas da dermatologista do Centro de Especialidades da Unimed Vitória, Telma Lúcia Serra Guimarães Macedo, está evitar os banhos quentes muito prolongados e não deixar de ingerir líquidos em geral e continuar se protegendo do sol com mangas compridas ou filtro solar.

Segundo ela, manter a pele hidratada é importante. “Os banhos quentes mais demorados podem retirar a oleosidade natural da pele”, explica a médica.

Ela destaca também que é comum, com as temperaturas mais amenas, a pessoa diminuir a ingestão de líquidos. “Beber água ajuda a manter a pele hidratada, então, é importante não descuidar desse hábito”, afirma Telma.

Confira mais algumas dicas da especialista:

1. Use diariamente hidratantes corporais e faciais. A estação pede uma hidratação mais profunda com produtos ricos em nutrientes e que restaurem a barreira cutânea;
2. Cuidado com banhos muito quentes e demorados;
3. Evite se ensaboar demais e usar buchas, que contribuem para alterar a composição do hidratante natural que protege a pele;
4. Sabonetes neutros e suaves são mais indicados nesta época do ano;
5. Não deixe de usar filtro solar;
6. Use protetor labial para evitar rachaduras nos lábios;
7. Beba bastante líquido;
8. No caso de peles oleosas e acneicas, evite hidratante comum no rosto. Opte pelos oil free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax), mas não deixe de hidratar a face;
9. Alimente-se bem, com um cardápio equilibrado, rico em verduras, legumes e frutas;
10. Cuide bem das extremidades do corpo, especialmente, cotovelos e joelhos, que têm menos glândulas sebáceas e precisam de mais hidratação.

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade