O município de Pedro Canário, no extremo Norte Capixaba, irá receber uma fábrica de chocolates e balas. O protocolo de intenções para instalação do empreendimento, que irá gerar 45 empregosdurante o período de implantação e outras 360 vagas na operação, foi assinado na quarta-feira (29) entre o Governo do Espírito Santo, a Prefeitura Municipal e empreendedores, durante eventorealizado no Palácio Anchieta, em Vitória.
O projeto prevê investimentos de R$ 71 milhões, ao longo de 10 anos. Inicialmente, serão produzidas mais de 200 toneladas de chocolates – produção que poderá ultrapassar a casa de 1,7 mil toneladas com o plano de expansão planejado pela empresa até 2022. Na primeira fase, a área construída deve ser de 3.000 m² e a empresa também pretende instalar um centro de distribuição com aproximadamente 2.000 m² junto à indústria.
Segundo o governador Renato Casagrande, a instalação de uma indústria abre novas frentes de crescimento para todo o Norte Capixaba. “Além do agronegócio, que já é bastante forte na região, vemos com alegria o desenvolvimento dessa vocação industrial em Pedro Canário e nas cidades do entorno, que ganham novas oportunidades de emprego e renda”, destacou o governador.
De acordo com o diretor da Loly Balas, Jorge Alfonso Molinare, as obras devem ser iniciadas já em 2012, com a operação prevista para o primeiro semestre de 2013, para atender o aumento da demanda que virá com a expansão da rede de lojas. “Hoje temos 44 lojas no país e nossa meta é chegar a 1.000 até o ano de 2022. Começaremos com a produção de chocolates e também queremos produzir balas para dar suporte ao nosso projeto de expansão da rede de lojas”, destacou.
O secretário de Desenvolvimento, Márcio Félix, frisou que o empreendimento reflete a consistência do plano de interiorização e harmonização dos investimentos no Espírito Santo. “Esse é mais um empreendimento que conseguimos atrair para o extremo Norte Capixaba. A Loly Balas vai tornar a vida dessa região mais doce, com a geração de empregos, renda e promoção do desenvolvimento. A fábrica também será importante para dar continuidade ao nosso projeto de promover a descentralização do desenvolvimento e levar oportunidades a todas as regiões do Estado, uma política prioritária do governador Renato Casagrande e que tem obtido bastante sucesso”, destacou.
Para o prefeito de Pedro Canário, Antônio Wilson Fiorot, a chegada da Loly Balas é uma grande oportunidade para o município. “Estamos rompendo barreiras que dificultam o nosso desenvolvimento, temos muitos atrativos que mostram que o desenvolvimento de Pedro Canário é só uma questão de tempo”, avaliou.
Também participaram do evento de assinatura do protocolo de intenções os deputados estaduais Marcelo Coelho e Gildevan Fernandes; o diretor do Bandes, Everaldo Colodetti; vereadores de Pedro Canário; representantes comunitários do município; entre outros presentes.
A empresa
A Lolybalas é uma empresa especializada em balas e guloseimas, que está no mercado desde 2000. Está presente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Pernambuco, Goiás e Distrito Federal com mais de 45 unidades.
Assista trechos da reunião no Palácio Anchieta.