21 C
Vitória
terça-feira, 16 agosto, 2022

Parques Estaduais: workshop será oferecido para Guias de Turismo no ES

esbrasil_pedra_azul_setur
O Parque Estadual de Pedra Azul é um dos mais famosos do estado - Foto: Divulgação/Iema

O objetivo do workshop é apresentar os parques estaduais, orientando sobre os tipos de atividades que podem ser realizadas, a infraestrutura, e outros 

Por Wesley Ribeiro 

Na terça-feira, 15 de fevereiro, será realizado o Workshop Parques Estaduais para guias Guias de Turismo. O evento é destinado aos guias de turismo regulares no Cadastur e será realizado no das 9h às 16h, no auditório do Sebrae-ES, em Vitória.

As inscrições podem ser feitas clicando aqui. O Evento é uma realização da Secretaria de Turismo (Setur) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas (Sebrae-ES).

O objetivo da ação é apresentar os parques estaduais, orientando sobre os tipos de atividades que podem ser realizadas, a infraestrutura de cada unidade, os tipos de atividades permitidas, horários de funcionamento, além de cuidados para realizar passeios nestas áreas, entre outras informações.

A secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, destaca a importância da ação. “Nossos parques são espaços organizados para receber o turista e este encontro visa a motivar os guias e orientá-los sobre a infraestrutura e as diversas atividades que podem ser realizadas nestes espaços, obedecendo às regras de cada local”, afirma a secretária.

esbrasil_itaunas
Itaúnas, no litoral Norte do estado, é um dos parques estaduais mais famosos – Foto: Divulgação/Setur

“O workshop é uma oportunidade de ter as unidades de conservação mais abertas para a sociedade, como ativos ambientais de ecoturismo e lazer. Além disso, os guias de turismo, conhecendo melhor cada parque, serão agentes de educação ambiental, transmitindo esse conhecimento aos visitantes e criando mais pertencimento desses espaços”, pontua o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza.

Segundo o Governo do Estado, na oportunidade será assinado o Acordo de Cooperação entre a Setur e o Iema e serão apresentados os resultados da pesquisa de fluxo turístico nos Parques Estaduais.

Além disso, o Iema vai apresentar aos participantes o programa Trilha Cidadã, que promove inclusão social e a qualidade de vida aos visitantes das Unidades de Conservação, por meio do contato com a natureza.

Parques Estaduais

O Espírito Santo é destaque pela sua riqueza natural e os parques estaduais são espaço de preservação permanente e estão organizados para receber de forma segura e organizada visitantes.

Cinco parques sob gestão do Governo do Estado, por meio do Iema, e são abertos à visitação: Cachoeira da Fumaça (Alegre), Itaúnas (Conceição da Barra), Paulo César Vinha (Guarapari), Pedra Azul (Domingos Martins) e Forno Grande (Castelo).

Por serem Unidades de Conservação, os parques apresentam uma série de cuidados que devem ser conhecidos para proteção da área, da fauna e flora, como também do visitante. Informações sobre cada um dos parques e sobre a visitação estão disponíveis em: https://iema.es.gov.br/visiteosparquesestaduais.

Workshop 

9h: Abertura Oficial
9h30: Solenidade de Assinatura do Acordo de Cooperação entre SETUR e Iema
10h: Apresentação da Pesquisa de Fluxo Turístico dos Parques Estaduais
11h: Apresentação do Programa Trilha Cidadã
11h30 – Intervalo
13h: Apresentação dos Parques Estaduais – Cachoeira da Fumaça, Forno Grande, Pedra Azul, Itaúnas e Paulo César Vinha
15h30: Entrega de Credenciais de Guias de Turismo
16h: Encerramento.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade