Parque Paulo César Vinha reabriu na última terça-feira (17), e Pedra Azul retoma as visitas nesta quarta-feira (18)
Por Redação
Após uma semana de fechamento devido a incêndios de grandes proporções nas proximidades, os Parques Estaduais Paulo César Vinha, em Guarapari, e Pedra Azul, em Domingos Martins, voltaram a receber visitantes nesta quarta-feira (18). Embora as chamas não tenham atingido diretamente as áreas de conservação, a interrupção foi necessária para garantir a segurança do público e permitir que as equipes fossem direcionadas ao combate ao fogo, evitando que os incêndios chegassem aos parques.
No Parque Estadual Paulo César Vinha, a visitação foi retomada um dia antes, na terça-feira (17). Já no Parque Pedra Azul, as atividades retornaram normalmente nesta quarta-feira (18).
As equipes de brigadistas continuam em alerta, dado o cenário de forte estiagem e altas temperaturas.
Confira no vídeo abaixo o incêndio que afetou o Parque Pedra Azul.
Vale lembrar que, segundo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, diante da pior estiagem em 75 anos, todos os estados e o Distrito Federal, incluindo o Espírito Santo, possuem decretos proibindo o uso controlado do fogo para manejo e limpeza de áreas. Por isso, qualquer incêndio provocado por ação humana é considerado criminoso.
“Neste momento, qualquer incêndio se caracteriza como criminoso. Há uma proibição do uso do fogo em todo o território nacional”, pontua a ministra.
Visitação aos parques
No Parque Estadual Paulo César Vinha, os visitantes podem realizar trilhas e desfrutar da natureza todos os dias da semana, das 8h às 17h, sem a necessidade de agendamento prévio. Já no Parque Estadual Pedra Azul, as visitas ocorrem das 8h às 16h, e é necessário agendar previamente pelo site. Em ambos os parques, a entrada é gratuita.
Com a reabertura, as unidades reforçam o convite para que os turistas retornem, mas alertam para a necessidade de seguir as orientações de segurança, especialmente em períodos de seca, quando o risco de incêndios é maior.