24.9 C
Vitória
domingo, 23 junho, 2024

Novo Parque Costeiro em Vitória será inaugurado no aniversário da cidade

População terá acesso a trilhas ecológicas, um mirante com vista panorâmica, um Jardim Sensorial, sala multiuso, entre outros recursos

Por Kebim Tamanini

No final da Orla de Camburi, em Vitória, um novo espaço verde está prestes a ser entregue aos moradores e visitantes. O Parque Costeiro, parte das iniciativas de revitalização da região Norte da praia de Camburi, está em fase final de construção e tem sua inauguração prevista para o dia 8 de setembro, data que coincide com o aniversário da cidade.

- Continua após a publicidade -

Com uma área de aproximadamente 17 mil metros quadrados, o Parque Costeiro promete oferecer uma experiência única de contato com a natureza, com diversas atrações pensadas para o lazer, relaxamento e contemplação. Entre as características que o tornarão um destino convidativo estão trilhas ecológicas, um mirante com vista panorâmica deslumbrante, um Jardim Sensorial, sala multiuso para atividades culturais e educativas, além de acesso à fonte de água da Biquinha, um local de grande importância histórica e ambiental para a região.

Um dos grandes destaques do Parque Costeiro será uma ponte sobre o Rio Camburi, que conduzirá os visitantes a uma trilha dentro da área que está sendo recuperada com o plantio de espécies nativas de restinga. Todo o projeto foi elaborado com o cuidado de garantir acessibilidade a todas as pessoas, com estruturas adaptadas e pensadas para receber diversos públicos.

Confira no vídeo o projeto urbanístico.

“Está previsto para ser entregue no dia 8 de setembro. Teremos uma estrutura administrativa, salas e auditórios. O parque será todo acessível. O projeto foi compartilhado com instituições especializadas”, disse a gerente de Relações Institucionais da Vale, Vanessa Tavares. Além disso, o espaço contará com vigilância 24 horas para garantir a segurança de todos os frequentadores.

O Parque Costeiro é apenas uma das diversas ações previstas no Termo de Compromisso Ambiental (TCA) entre a Vale e as autoridades estaduais. Entre as outras iniciativas estão a despoluição do Rio Camburi, monitoramento específico da área de intervenção da praia, recuperação da orla e medidas compensatórias e adicionais à recuperação ambiental, além de esforços de mobilização social.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA