Expectativa é que o espaço se torne um local de aprendizado e interação, após décadas de conflitos envolvendo especulação imobiliária
Por Kebim Tamanini
Com a inauguração do Centro de Educação Ambiental do Parque Natural Municipal de Jacarenema, localizado entre os bairros Barra do Jucu e Santa Paula I, ao longo da Rodovia do Sol, em Vila Velha, o espaço será aberto ao público em agosto após a conclusão das obras e a formalização como Unidade de Conservação.
A expectativa é que o parque se torne um local de aprendizado e interação, funcionando como uma “sala de aula ao ar livre” para estudantes e moradores. Essa iniciativa foi possível graças a um investimento de mais de R$ 1,4 milhão, proveniente de compensações ambientais homologadas pelo Ministério Público estadual.
“O Parque de Jacarenema representa um espaço de equilíbrio e harmonia com a natureza, oferecendo aos visitantes uma oportunidade única de se conectar com o meio ambiente de forma educativa e sustentável,” destacou o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo.
Confira como está o local após a municipalização do parque.
O Centro de Educação Ambiental conta com diversas facilidades, incluindo um Posto de Fiscalização, uma sala multiuso para oficinas, um anfiteatro, uma sala de leitura e um espaço administrativo. Além disso, foram instalados banheiros acessíveis, bebedouros e um memorial que narra a história da luta pela implementação do Parque Natural Municipal de Jacarenema.
Com uma área de 346 hectares, equivalente a 320 campos de futebol, o Parque se destaca como uma das maiores áreas verdes de Vila Velha. Por décadas, essa região foi marcada por conflitos envolvendo especulação imobiliária, extração de areia e denúncias de invasões e crimes ambientais.