20.5 C
Vitória
domingo, 13 junho, 2021

Parque Moscoso celebra 109 anos com programações educativas e culturais

O Parque Moscoso, uma das maiores referências de Vitória e um dos cantinhos mais queridos da capital, completa 109 anos de história em 19 de maio. Atividades educativas e culturais, como jogos, contação de histórias e pinturas, vão marcar a data.

Por conta da classificação de risco alto para a Covid-19, o tradicional parque permanece fechado e, por isso, toda a ação será em formato virtual.

As atividades serão desenvolvidas junto a estudantes dos Centros Municipais de Educação Infantil Dr. Denizart Santos (Ilha do Príncipe) e Ernestina Pessoa (Do Moscoso) e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental São Vicente de Paulo (Centro) e Alvimar Silva (Santo Antônio).

Programação

  • Cartilha Parque Moscoso “Um Centenário de História” – Contação de história;
  • Desafio do Conhecimento do Parque Moscoso – Jogo interativo de perguntas e resposta sobre a história do parque;
  • Jogo dos 7 erros do Parque Moscoso – Identificar e marcar as sete diferenças entre as imagens;
  • Caça-palavras – Estudantes devem encontrar no quadro palavras alusivas à história do parque destacadas no texto da cartilha;
  • Silhuetas – Encontrar a silhueta similar à do Monumento do Chafariz;
  • Jogo da Memória do Parque Moscoso – Encontrar o par dos espaços e monumentos do parque;
  • Seja um detetive – Pesquisar e encontrar o nome dos pontos históricos do parque;
  • “As muitas histórias de um parque centenário” – Contação de história com a Companhia de Bonecos de Teatro Tio Diu
  • Memórias artísticas do Parque Moscoso: pinturas, desenhos e colagens – Produção e envio, por parte dos estudantes, de pinturas, desenhos e colagens que representem suas memórias referentes ao parque.

A gerente de Educação Ambiental da Semmam, Juliana Sardinha, informa que as atividades foram elaboradas em conjunto com a Comissão de Educação Ambiental da Seme e serão desenvolvidas ao longo desta semana junto aos estudantes e, também, nas redes sociais da PMV.

Já a coordenadora de Educação Ambiental, Jacirlane Carvalho, adiantou que haverá, ainda, o tradicional “Parabéns ao Parque Moscoso”, “lives” com artistas capixabas, contação de história virtual com a Companhia de Bonecos de Teatro Tio Diu e depoimentos de frequentadores do parque, com a temática “Como o Parque Moscoso marcou sua vida?”.

O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger, ressalta que o Parque Moscoso é uma referência para muitas gerações de pessoas não só de Vitória, mas de todo o Estado. “O parque foi e é muito presente no cotidiano de Vitória, e, mesmo com as limitações da pandemia, estruturamos uma programação para celebrar a marca dos 109 anos”, destaca.

Parque mais antigo da cidade

Um dos cartões-postais da cidade, o Parque Moscoso possibilita ao visitante usufruir um pouco da história capixaba, da beleza e elegância nele presentes, além, é claro, das histórias e memórias criadas ao longo do tempo com esse espaço tão agradável.

Inaugurado em 1912, no governo de Jerônimo Monteiro, à época “presidente do estado” (1908-1912), o Parque Moscoso, localizado no Centro, é o mais antigo de Vitória.

São, aproximadamente, 24.000 m² de área, constituindo-se num ambiente de tranquilidade em meio à correria do centro da metrópole. O parque possui quatro entradas, pelas avenidas Cleto Nunes e República e pelas ruas Padre Anchieta e 23 de maio, e o seu nome foi uma homenagem a Henrique Moscoso, que foi presidente da província do Espírito Santo.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade