Atividades vão até o dia 11 de novembro e incluem concurso de desenho, exposições e Reis de Boi com mestre Antônio
Por Jessica Coutinho
O Parque Estadual de Itaúnas celebra 33 anos com uma série de atividades que destacam a preservação ambiental e o patrimônio cultural local. As comemorações, iniciadas no último sábado (02) e que seguem até segunda-feira (11), têm como objetivo integrar a comunidade e os visitantes à beleza natural da região.
As atividades iniciais feitas com o apoio do Núcleo de Astrofísica e Cosmologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), promovendo observações astronômicas e seminários com especialistas, incluindo os professores Júlio Fabris e Luiz Filipe Guimarães, da Ufes, e Jorge Horvath, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP).
Segundo a gestora do Parque, Juliana Coura, além de comemorar os 33 anos do Parque a programação reforça o objetivo do parque de ser um espaço que une educação, cultura e preservação reforça o compromisso da unidade com a educação e a conscientização ambiental. “Essas atividades não só enriquecem a experiência dos participantes, mas também incentivam a consciência ambiental e o respeito pela natureza, garantindo que as gerações futuras continuem a apreciar e proteger esse patrimônio tão significativo”, destaca.
Entre os destaques, está o concurso de desenho infantil e juvenil, com o tema “As Belezas do Parque Estadual de Itaúnas e seu entorno”. Com categorias para crianças de 6 a 10 anos e jovens de 11 a 18, a competição visa incentivar a expressão artística e a valorização do meio ambiente.
Interessados podem participar de uma oficina de desenho no parque nesta terça-feira (05) e entregar as obras até quarta-feira (06), às 17h. Os melhores trabalhos, avaliados por uma comissão formada por servidores e moradores locais, serão premiados com passeios e prêmios simbólicos.
A agenda de comemorações também inclui a exposição “Histórias e memórias de Itaúnas reverberam as belezas do Parque Estadual de Itaúnas”, que será aberta na sexta-feira (08) e fica aberta até janeiro de 2025, ao lado do centro de visitantes. Outra exposição, com fotografias do Projeto ‘Preservando Nosso Quintal’ e desenhos do concurso, estão disponíveis para visitação no mezanino do centro de visitantes durante todo o mês de novembro.
Na noite desta sexta-feira (08), a tradição cultural marca presença com a apresentação do Reis de Boi, liderado pelo mestre Antônio, às 19h, celebrando as raízes culturais da vila de Itaúnas.
Para encerrar as festividades, na segunda-feira (11), será realizado o plantio de mudas nativas na comunidade escolar Quilombola do Linharinho. O evento, que não exige inscrição prévia, conta com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e reforça o compromisso do parque com a sustentabilidade e a preservação da biodiversidade.
As atividades do parque estão abertas ao público diariamente, das 8h às 17h, com possibilidade de agendamento para visitas escolares.