22.1 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça

Parque Estadual da Cachoeira da FumaçaO município de Alegre, famoso, entre outras coisas, pelo festival de música que anualmente atrai pessoas de todo Brasil, guarda também grandes belezas naturais. Talvez a maior deles seja o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, uma área de 27 hectares que tem como destaque a queda d’água de 144 metros que lhe dá nome. A água cristalina e a calmaria do local convidam moradores da região e turistas que desejam um momento tranqüilo com a família e amigos, em um clima de comunhão com a natureza. Segundo dados da Prefeitura de Alegre, a fauna do parque se dá principalmente através dos pássaros. Podem ser observados no local animais como beija-flor, siriema, rolinha, gavião e bem-te-vi, entre outros.

A criação do Parque se deu através de uma reivindicação dos municípios de Alegre, Guaçuí e Castelo, que queriam a desapropriação de uma área de grande potencial turístico e que continha a Cachoeira da Fumaça (cachoeira do rio Braço Norte Direito). E essa reivindicação foi atendida em 24 de agosto de 1984, por meio do Decreto nº 2.791-ES, com a área sendo declarada reserva florestal. A ação seria complementada seis anos depois, pelo Decreto nº 4.568-ES. Com isso, a reserva ganhou o status de parque.

- Continua após a publicidade -

O Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema) entidade responsável pela área, divulgou em dezembro de 2010 a Instrução Normativa n° 09, que definiu normas para visita e uso das dependências do parque. São permitidas atividades como recreação, lazer, educação ambiental, turismo, pesquisas e monitoramento ambiental.

Para ir ao Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, dê preferência a veículos menores, como carros de passeio. O acesso até o local, que já foi precário até alguns anos atrás, hoje é feito através de uma estrada pavimentada de 3 km. A pavimentação da estrada, um outro desejo antigo dos admiradores do parque, virou realidade através de uma parceria entre a Prefeitura de Alegre e o Governo do Estado. O projeto saiu do papel por meio do programa “Caminhos do Campo”‘, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Para conhecer a Cachoeira da Fumaça não é preciso fazer nenhum tipo de pré-agendamento, pelo menos para pequenos grupos. Já nos casos de uma grande excursão, é aconselhado que a visita seja marcada com antecedência, uma vez que o parque recebe até 610 pessoas por dia. Não é permitido acampamentos na região. Para isso, o turista pode procurar hotéis e pousadas em Alegre e Guaçuí. Da mesma forma, são proibidos churrascos e entrada de animais domésticos. Os turistas ficam conhecendo todas as regras de utilização do parque no Centro de Visitantes. O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça funciona todos os dias, das 8h às 17. Contatos através do telefone (28) 9904-4824.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA