23.2 C
Vitória
segunda-feira, 30 março, 2020

Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça

Leia Também

Veja a diferença entre emergência em saúde e estado de calamidade

Devido à panndemia causda pela Covid-19, ações necessárias dão efeito à emergência em saúde pública. Também foi reconhecida calamidade pública no país.

Covid-19: presos ganham liberdade por liminar

Justiça determinar a soltura de todos os presos do Espírito Santo, cuja liberdade provisória tenha sido condicionada ao pagamento de fiança.

PRF recebe doações de alimentos e kits de higiene para caminhoneiros

A ideia da campanha Siga em Frente, Caminhoneiro é minimizar os efeitos da situação causada pelo novo coronavírus e possibilitar condições de trabalho.

Com famílias em isolamento, saiba como evitar acidentes domésticos

Em situação de isolamento, aumentam as chances de acidentes domésticos ocorrerem, principalmente com crianças e idosos, em ambiente físicos.

O município de Alegre, famoso, entre outras coisas, pelo festival de música que anualmente atrai pessoas de todo Brasil, guarda também grandes belezas naturais. Talvez a maior deles seja o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, uma área de 27 hectares que tem como destaque a queda d’água de 144 metros que lhe dá nome. A água cristalina e a calmaria do local convidam moradores da região e turistas que desejam um momento tranqüilo com a família e amigos, em um clima de comunhão com a natureza. Segundo dados da Prefeitura de Alegre, a fauna do parque se dá principalmente através dos pássaros. Podem ser observados no local animais como beija-flor, siriema, rolinha, gavião e bem-te-vi, entre outros.

A criação do Parque se deu através de uma reivindicação dos municípios de Alegre, Guaçuí e Castelo, que queriam a desapropriação de uma área de grande potencial turístico e que continha a Cachoeira da Fumaça (cachoeira do rio Braço Norte Direito). E essa reivindicação foi atendida em 24 de agosto de 1984, por meio do Decreto nº 2.791-ES, com a área sendo declarada reserva florestal. A ação seria complementada seis anos depois, pelo Decreto nº 4.568-ES. Com isso, a reserva ganhou o status de parque.

O Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema) entidade responsável pela área, divulgou em dezembro de 2010 a Instrução Normativa n° 09, que definiu normas para visita e uso das dependências do parque. São permitidas atividades como recreação, lazer, educação ambiental, turismo, pesquisas e monitoramento ambiental.

Para ir ao Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, dê preferência a veículos menores, como carros de passeio. O acesso até o local, que já foi precário até alguns anos atrás, hoje é feito através de uma estrada pavimentada de 3 km. A pavimentação da estrada, um outro desejo antigo dos admiradores do parque, virou realidade através de uma parceria entre a Prefeitura de Alegre e o Governo do Estado. O projeto saiu do papel por meio do programa “Caminhos do Campo”‘, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Para conhecer a Cachoeira da Fumaça não é preciso fazer nenhum tipo de pré-agendamento, pelo menos para pequenos grupos. Já nos casos de uma grande excursão, é aconselhado que a visita seja marcada com antecedência, uma vez que o parque recebe até 610 pessoas por dia. Não é permitido acampamentos na região. Para isso, o turista pode procurar hotéis e pousadas em Alegre e Guaçuí. Da mesma forma, são proibidos churrascos e entrada de animais domésticos. Os turistas ficam conhecendo todas as regras de utilização do parque no Centro de Visitantes. O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça funciona todos os dias, das 8h às 17. Contatos através do telefone (28) 9904-4824.

 

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Consumo de internet aumenta 25% durante isolamento social

Por conta do isolamento social, o consumo de internet aumentou consideravelmente durante o mês de março no mundo inteiro, inclusive no Brasil e no Espírito Santo.

Governo anuncia medidas econômicas contra impactos da covid-19

Nesta sexta-feira (27), o presidente da República e representantes das proincipais instituições financeiras do país anunciaram linha de crédito emergencial.

PIB capixaba fica estável no último trimestre de 2019

Comércio foi o que puxou o PIB no quarto trimestre de 2019, setores de informática e veículos tiverm maior alta. Indústria apresentou retração.

Inflação oficial registra taxa de 0,02% na prévia de março

Índice que mede a prévia da inflação oficial, ficou em 0,02% em março deste ano. Este é o menor resultado para o IPCA-15 desde o início de 1994.

Vida Capixaba

Festival promove apresentações de artistas nas mídias sociais

O Festival Fico em Casa, uma ideia que permite ao internauta a contemplar apresentações de nomes do rock, indie, samba, funk, MPB e muito mais.

Saiba como fica o tempo neste fim de semana!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o fim de semana será de tempo bom no Espírito Santo.

Xô, coronavírus: “Dia de Cantoria” vai levar música para quarentena

O Dia de Cantoria é um projeto de musicalização infantil nas mídias sociais. É uma iniciativa idealizada por 4 amigos com experiência em musicalização

Cursos online gratuitos durante o isolamento social. Veja!

A Universidade Vila Velha (UVV) preparou dez cursos rápidos, online e gratuitos, para auxiliar o aprendizado de quem quer se manter qualificado
Continua após publicidade