28.2 C
Vitória
segunda-feira, 13 julho, 2020

Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça

Leia Também

Saque emergencial FGTS liberado para os nascidos em março. Como sacar?

O valor do saque é de até R$ 1.045, considerando a soma de todas as contas do FGTS do trabalhador. Nesta etapa, poderão ser pagos até R$ 3,3 bilhões. 

Dia Mundial do Rock: paixão pela música e envolvimento com o ritmo

Acordes amplificados pelo som de uma guitarra, embalados pelo som de uma bateria causam um certo 'arrepio' aos amantes de um dos ritmos mais conhecidos no mundo: o Rock.

Resultado do Sisu sairá amanhã, diz MEC

Mais de 800 mil candidatos disputam 51.924 mil vagas. Saiba mais! Em todo país, mais de 814 mil estudantes estão na expectativa pelo resultado da...

Com resultado apertado, presidente populista é reeleito na Polônia

Do lado adversário, o prefeito Rafal Trzaskowski, da Plataforma Cívica, que governou o país de 2007 a 2015, tentou oferecer uma alternativa progressista nas...

O município de Alegre, famoso, entre outras coisas, pelo festival de música que anualmente atrai pessoas de todo Brasil, guarda também grandes belezas naturais. Talvez a maior deles seja o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, uma área de 27 hectares que tem como destaque a queda d’água de 144 metros que lhe dá nome. A água cristalina e a calmaria do local convidam moradores da região e turistas que desejam um momento tranqüilo com a família e amigos, em um clima de comunhão com a natureza. Segundo dados da Prefeitura de Alegre, a fauna do parque se dá principalmente através dos pássaros. Podem ser observados no local animais como beija-flor, siriema, rolinha, gavião e bem-te-vi, entre outros.

A criação do Parque se deu através de uma reivindicação dos municípios de Alegre, Guaçuí e Castelo, que queriam a desapropriação de uma área de grande potencial turístico e que continha a Cachoeira da Fumaça (cachoeira do rio Braço Norte Direito). E essa reivindicação foi atendida em 24 de agosto de 1984, por meio do Decreto nº 2.791-ES, com a área sendo declarada reserva florestal. A ação seria complementada seis anos depois, pelo Decreto nº 4.568-ES. Com isso, a reserva ganhou o status de parque.

O Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema) entidade responsável pela área, divulgou em dezembro de 2010 a Instrução Normativa n° 09, que definiu normas para visita e uso das dependências do parque. São permitidas atividades como recreação, lazer, educação ambiental, turismo, pesquisas e monitoramento ambiental.

Para ir ao Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, dê preferência a veículos menores, como carros de passeio. O acesso até o local, que já foi precário até alguns anos atrás, hoje é feito através de uma estrada pavimentada de 3 km. A pavimentação da estrada, um outro desejo antigo dos admiradores do parque, virou realidade através de uma parceria entre a Prefeitura de Alegre e o Governo do Estado. O projeto saiu do papel por meio do programa “Caminhos do Campo”‘, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Para conhecer a Cachoeira da Fumaça não é preciso fazer nenhum tipo de pré-agendamento, pelo menos para pequenos grupos. Já nos casos de uma grande excursão, é aconselhado que a visita seja marcada com antecedência, uma vez que o parque recebe até 610 pessoas por dia. Não é permitido acampamentos na região. Para isso, o turista pode procurar hotéis e pousadas em Alegre e Guaçuí. Da mesma forma, são proibidos churrascos e entrada de animais domésticos. Os turistas ficam conhecendo todas as regras de utilização do parque no Centro de Visitantes. O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça funciona todos os dias, das 8h às 17. Contatos através do telefone (28) 9904-4824.

 

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Chefe ou líder? O que você é?

Entende-se que uma das características mais importantes de um líder é desenvolver uma equipe que seja capaz de funcionar sem ele

Tecnologia faz produção de café conilon “pocar” no Norte do ES

Quem apostou em sistemas de irrigação modernos, aliados ao manejo correto integrado, já começa a colher os primeiros frutos de uma tecnologia que veio para ficar.

Feirão Limpa Nome: seis passos antes de renegociar!

Mas antes de ir para a etapa de negociações é importante que o consumidor conheça seus números e faça uma faxina financeira.

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento. Confira! Por Eduardo Rodrigues (AE) Após bater no fundo do...

Vida Capixaba

Desafios do mercado audiovisual será tema de live

No bate-papo virtual também vão estar em pauta os desafios do mercado audiovisual e a experiência de Abel Santana no mundo das artes.

Mães à beira de um ataque de nervos

Não há descanso para as mamães, em casa, durante a pandemia Por Letícia Vieira Patrícia achou estranho o silêncio repentino, fazia meses que aquilo não acontecia:...

Escolas de Vila Velha são notificadas por não dar descontos nas mensalidades

As instituições privadas de ensino que não estão aplicando o desconto previsto na Lei Estadual nº 11.144/2020, válida a partir do dia 19 de junho.

Famílias têm papel fundamental na relação da criança com mundo digital

Rotinas offline ajudam a criança a desenvolver autorregulação. Saiba mais! Durante a pandemia de covid-19, os dispositivos eletrônicos com acesso à internet se tornaram...
Continua após publicidade