Representantes da oposição criticaram declarações da primeira-dama, Janja, sobre empresário sul-africano
Por Robson Maia
As ofensas da primeira-dama brasileira Janja ao empresário sul-africano e proprietário da plataforma X (antigo Twitter), Elon Musk, gerou reações dos parlamentares capixabas. Deputados da oposição ao atual Governo Federal teceram diversas críticas à postura e as falas da esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O senador capixaba Magno Malta, do PL (ES), é conhecido por ser um dos críticos de longa data de Janja. O parlamentar usou as redes sociais para repudiar as ofensas da primeira-dama.
“O Brasil todo já viu esse vídeo de baixaria da Janja, dizendo “f*ck you, Elon Musk”. Mas esse termo pode valer para os brasileiros, afinal, foram mais de R$ 33 milhões gastos para o ‘Janjapalooza’, enquanto temos estatais dando prejuízos”, disse o senador.
Já o deputado federal Gilvan da Federal, correligionário de Malta, repercutiu a informação da IstoÉ que afirma que diplomatas chineses exigiram Janja fora das agendas bilaterais.
“Não é por acaso que a dona Janja está na mira dos diplomatas chineses. […] Existe até um dossiê das intromissões dela no governo. Não cansa de passar vergonha”, disse o deputado.
Evair de Melo, do PP, também repercutiu a informação que envolve a negociações com diplomatas chineses. O deputado foi enfático ao dizer que as ações da primeira-dama geram prejuízos ao povo brasileiro.

“A ‘cuidadora oficial’ do descoordenado está acumulando um currículo de constrangimentos internacionais. Agora, virou tema de dossiê dos diplomatas chineses. Com a visita do presidente Xi Jinping à vista, o Itamaraty já recebeu um aviso claro: ‘Sem improvisos e sem intromissões’. Nem reuniões bilaterais ela pode participar. Será que o roteiro de gafes vai ganhar mais um capítulo? Vai vendo Brasil”, disse o deputado do Espírito Santo.
Entenda o caso
Janja realizou a declaração controversa ao empresário Elon Musk durante um painel no G20, realizado no Rio de Janeiro (RJ), no último sábado (16). As falas da primeira-dama causaram repercussões políticas e diplomáticas.
Durante um debate sobre regulamentação de redes sociais, em que estava ao lado do influenciador Felipe Neto, Janja reagiu a um som alto atribuindo-o a Musk e, em tom de brincadeira, o ofendeu. A frase gerou risadas da plateia, mas teve desdobramentos amplos.
Especialistas em relações internacionais afirmam que as atitudes da primeira-dama podem representar riscos para a estratégia do Brasil ao lidar com o governo de Donald Trump, Republicano, recentemente eleito para um segundo mandato nos Estados Unidos. Musk, que apoiou a campanha de Trump, foi nomeado para um novo Departamento de Eficiência Governamental.


Nas redes, Musk reagiu as declarações de Janja, afirmando que o atual governo perderá a próxima eleição presidencial. Questionado sobre o tema, Lula disse que “não se deve ofender ninguém”. Segundo fontes de Brasília, diplomatas brasileiros ficaram irritados com o episódio.