O ParklogBR/ES envolve a estruturação de um cluster logístico na região norte do estado, com epicentro em Aracruz e abrangendo os municípios do entorno
Por Ricardo Ferraço
Os maiores investimentos em estrutura portuária do Brasil na atualidade são no Espírito Santo. E não sem razão: no ano passado, o estado teve um excelente desempenho no comércio exterior. Segundo análise do Connect Fecomércio-ES, exportações e importações movimentaram US$ 24,58 bilhões, representando crescimento de 27,1% em relação a 2023. De acordo com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o grau de abertura da economia capixaba atingiu 65% no terceiro trimestre de 2024, enquanto a média brasileira foi de 29,8%.
Esse tem sido o movimento dos últimos anos: aumento da participação do Espírito Santo no comércio internacional e a reafirmação de seu papel como um dos mais importantes hubs logísticos do país. Uma parte considerável desse desempenho se deve ao esforço conjunto do setor produtivo e do setor público, além dos investimentos na modernização portuária do estado, que possibilitaram maior eficiência na operação, atração e diversificação das cargas.
Já na edição 211 da ES Brasil, publicada em 2024 e também dedicada aos portos, destacávamos os avanços do complexo portuário capixaba, como os significativos investimentos realizados pela Vports nos terminais de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho.
Destacamos também os efeitos positivos da Lei dos Portos, que contribuiu para a diversificação das cargas, permitindo que os terminais privados de Tubarão, Ubu e Portocel movimentassem uma gama maior de produtos, e ainda a construção do Porto da Imetame, em Aracruz, com calado de 17 metros e expansão prevista para 23 metros.
Além disso, em dezembro último, foi anunciado o início das obras portuárias no Porto Central, em Presidente Kennedy.


Tudo isso já apontava para uma nova fase na história dos nossos portos, fase essa que se reflete diretamente no excelente desempenho do Espírito Santo no comércio exterior. No entanto, há uma novidade que reforça a parceria público-privada e contribui para a construção de um ambiente de confiança e cooperação.
Essa novidade é o ParklogBR/ES, que envolve a estruturação de um cluster logístico na região norte do estado, com epicentro em Aracruz e abrangendo os municípios do entorno, como Colatina, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Serra e Sooretama.
A área do ParklogBR/ES abrange três portos (Vports, Portocel e Imetame), dois aeroportos, uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), ferrovia, rodovias estaduais e federais, o estaleiro Seatrium, o Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR) da Transpetro e distritos industriais da região.
Os objetivos do cluster vão desde o desenvolvimento de uma infraestrutura competitiva (principalmente rodoviária e ferroviária), que permita maior alcance ao ParklogBR/ES, até a gestão integrada do fluxo de veículos e da logística intermodal. O projeto também visa a fortalecer a interlocução institucional e promover uma governança alinhada aos conceitos ESG (ambiental, social e de governança).
O ParklogBR/ES fortalece o ambiente para a atração de novos investimentos ao Espírito Santo e representa um novo estágio do papel do estado no comércio internacional. Em um momento em que a nova administração americana ergue barreiras tarifárias, um dos caminhos do Brasil para lidar com essa nova realidade é aumentar sua competitividade e buscar novos parceiros.
Mais eficiência e menores custos logísticos são parte dessa estratégia. O ParklogBR/ES é, sem dúvida, uma solução com garantia de qualidade para transportarmos o Brasil.
Ricardo Ferraço é vice-governador do Estado do Espírito Santo.
*Artigo publicado originalmente na revista ES Brasil 226, de abril de 2025. Leia a edição completa da revista aqui.