Acordo de cooperação assinado nesta segunda-feira (10) é um passo rumo à promoção da inovação e da sustentabilidade, abrindo portas para intercâmbios
Por Kikina Sessa
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) assinou um acordo de cooperação com o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), de Portugal, buscando fortalecer as relações internacionais por meio da inovação e da sustentabilidade.
O acordo, assinado pelo reitor do Ifes, Jadir Pela,com o presidente do Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), Portugal, Sergio Miguel Leandro visa garantir intercâmbios entre docentes, discentes e pesquisadores, com a possibilidade de programas de dupla diplomação – um título reconhecido por ambas as instituições.
O documento foi assinado durante o evento “A Economia Azul e o Cenário Capixaba”, que acontece nesta segunda-feira (10) na Cidade da Inovação, em Jardim da Penha. O evento proporciona diálogo entre os setores público, privado e acadêmico em uma busca coletiva por soluções inovadoras e sustentáveis. A programação contempla palestras, painéis de discussão, workshops e oportunidades de networking para fortalecer a cooperação e o desenvolvimento de projetos conjuntos.


“O evento A Economia Azul e o Cenário Capixaba reforça o compromisso da Cidade da Inovação com a inovação, a sustentabilidade e a inclusão. Ao conectar academia, governo, indústria e comunidade, o objetivo é construir um futuro mais próspero e sustentável para o Espírito Santo e o mundo. A Cidade da Inovação se mostra como um centro de fomento de soluções transformadoras para o desenvolvimento humano e econômico, utilizando tecnologia de ponta e promovendo a colaboração para a construção de um futuro comum”, disse o reitor Jadir Pela.
Representando a instituição portuguesa, Sergio Miguel disse que a parceria é extremamente importante. “Com essa parceria temos a possibilidade de desenvolver projetos em conjunto, trocar experiências e desenvolver a Economia Azul, a Economia do Mar”.
Benefícios da parceria
Mobilidade acadêmica: Intercâmbios entre docentes, discentes e pesquisadores, com a possibilidade de programas de dupla diplomação – um título reconhecido por ambas as instituições.
Projetos conjuntos de pesquisa: Utilização compartilhada de recursos humanos, meios técnicos e infraestruturas tecnológicas para desenvolvimento de projetos em áreas de interesse comum.
Cooperação internacional: Fortalecimento das relações entre as instituições e a abertura a novas parcerias globais.
Capacitação: Treinamento e atualização de servidores e alunos nas áreas de pesquisa, inovação pedagógica e desenvolvimento tecnológico.