O objetivo da discussão é difundir o conhecimento sobre a praticagem e sua importância para a segurança da navegação e a eficiência portuária
O Papel da Praticagem está na pauta de discussões do evento Portos & Costas Brasil – 2023. O congresso acontece nos dias 22 e 23 de maio de 2023, no Hotel Mercure, em Balneário Camboriú. Está em sua segunda edição e é realizado pela MTCN Soluções Sustentáveis em Dragagens, Portos e Costas. A organização é da Projecta Eventos e Marketing.
A Praticagem do Brasil estará representada no evento pelo seu vice-presidente, prático Bruno Fonseca, que fará palestra institucional. “Nosso objetivo é difundir o conhecimento sobre a praticagem e sua importância para a segurança da navegação e a eficiência portuária. Muita gente quando vê um navio da praia desconhece que está sendo conduzido por um prático e quais os impactos seriam para sua vida em caso de acidente”, pontua Bruno.
Mauricio Torronteguy, curador do evento, ressalta que o prático conduz os navios em segurança tanto na sua navegação no canal de acesso quanto na atracação e desatracação dos terminais.
“Mesmo no setor marítimo existem muitas dúvidas sobre o serviço. Além disso, eventos como o Portos & Costas Brasil são uma oportunidade para esclarecer algumas inverdades que circulam sobre a atividade”, acrescenta Bruno.
Diferentemente do comandante do navio, treinado para a navegação em alto-mar, longe dos perigos, o prático recebe treinamento para navegar e manobrar em águas mais restritas ao tráfego, onde as embarcações se comportam de maneira diversa e existem condições específicas com as quais o comandante não está familiarizado, como ventos, correntes, ondas e marés.
Em todo o mundo, o prático vai a bordo para proteger a sociedade de acidentes que podem provocar severa poluição ambiental, mortes, danos ao patrimônio público e privado e fechamento de um porto para a economia.
Com informações de Assessoria de Imprensa