26.9 C
Vitória
sábado, 25 setembro, 2021

Paneleiras de Goiabeiras é revalidado como Patrimônio Cultural do Brasil

O Ofício das Paneleiras de Goiabeiras, em Vitória, foi revalidado como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

Por Munik Vieira

Também foram revalidados o Tambor de Crioula do Maranhão e o Frevo de Pernambuco.

Os bens culturais registrados como Patrimônio Cultural passam pelo processo de revalidação a cada dez anos. O objetivo é investigar sobre a atual situação do bem cultural, verificar mudanças nos sentidos e significados atribuídos ao bem, entre outros aspectos. A revalidação também busca dar subsídio a ações futuras de proteção e valorização do patrimônio imaterial.

Paneleiras de Goiabeiras

Um dos principais atrativos turísticos do estado do Espírito Santo, as paneleiras de goiabeiras foram incluídas no Livro de Registro de Saberes desde o ano 2002, e foi o primeiro bem registrado pelo Iphan, como Patrimônio Imaterial.

A produção, realizada no bairro de Goiabeiras Velha, em Vitória, envolve técnicas tradicionais e matérias-primas naturais. O trabalho é realizado principalmente por mulheres, que repassam seus conhecimentos às filhas, netas, sobrinhas e vizinhas.

As panelas são feitas de argila e modeladas à mão. Depois de secas ao sol, são polidas, queimadas ao ar livre e impermeabilizadas com tinta de tanino. A técnica é herança cultural Tupi-guarani e Una.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade