24.6 C
Vitória
quarta-feira, 3 junho, 2020

Paneleiras de Goiabeiras ganham reconhecimento como artesãs

Leia Também

Prazo de pagamento da taxa do Enem é prorrogado

Segundo o Inep, mais de 5,7 milhões de pessoas já tiveram suas inscrições confirmadas. E a expectativa é que 300 mil inscritos paguem a taxa de inscrição do exame.

Venda de veículos novos sobe 11,6% em maio ante abril, diz Fenabrave

Em maio, segundo mês de concessionárias fechadas em vários Estados, as vendas somaram 62,2 mil unidades, alta de 11,6% em relação a abril.

Estado tem mais de 15 mil infectados pela Covid-19

Chegou a 15.151 o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Espírito Santo, segundo o “Painel Covid”.

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.

De acordo com a Lei Federal, o artesão tem assegurado direitos, como por exemplo, a destinação de linha de crédito para o financiamento da comercialização da produção

As Paneleiras de Goiabeiras poderão ter suas atividades reconhecidas, melhorando a vida das profissionais. Os vereadores da Câmara Municipal de Vitória (CMV), aprovaram na quarta-feira (08), um Projeto de Lei (PL) que visa a considerá-las artesãs.

O PL nº 5028/2018, de autoria da vereadora Neuzinha de Oliveira (PSDB), compartilha dos direitos da Lei Federal nº 13.180/2015, que assegura ao artesão direitos, como a destinação de linha de crédito especial para o financiamento da comercialização da produção artesanal e para a aquisição de matéria-prima e de equipamentos imprescindíveis ao trabalho artesanal; o apoio comercial, com identificação de novos mercados em âmbito local, nacional e internacional; a certificação da qualidade do artesanato, agregando valor aos produtos e às técnicas artesanais;

Além desses direitos, o artesão será identificado pela Carteira Nacional do Artesão, válida em todo o território nacional por, no mínimo, um ano, a qual somente será renovada com a comprovação das contribuições sociais vertidas para a Previdência Social, na forma do regulamento.

As paneleiras de Goiabeiras serão reconhecidas como artesãs. – Foto: Divulgação

Como grupo de ofício, uma das principais bandeiras de luta das Paneleiras de Goiabeiras tem sido o direito de acesso à fonte de matéria-prima, condição básica para a continuidade da sua produção artesanal e sobrevivência econômica das suas famílias. Progressivamente elas têm se apropriado do significado cultura, econômico e político do seu produto para a cidade, para o estado e para o país.

“É uma ação de respeito e compromisso para com elas. As paneleiras desempenham um grande trabalho de sustentabilidade e desenvolvimento familiar. E é com satisfação e alegria que propomos e aprovamos esse projeto”,frisou a vereadora Neuzinha de Oliveira.

O vereador Cleber Felix (PROG) parabenizou a vereadora Neuzinha de Oliveira (PSDB) pela criação do Projeto. “A vereadora está sempre desenvolvendo projetos que beneficiam a população de Vitória. Reconhecer as Paneleiras, símbolo importante para a cultura capixaba, é reconhecer toda a história e a importância dela para a construção social e econômica”, disse o vereador.

O Projeto de Lei (PL) nº 5028/2018 segue agora para a sanção do Executivo Municipal.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Produção industrial cai 18,8%

A produção industrial caiu 18,8% em abril ante março, na série com ajuste sazonal, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Venda de veículos novos sobe 11,6% em maio ante abril, diz Fenabrave

Em maio, segundo mês de concessionárias fechadas em vários Estados, as vendas somaram 62,2 mil unidades, alta de 11,6% em relação a abril.

Cooabriel inaugura unidade em Montanha

O objetivo da nova unidade é atender às grandes solicitações de sócios e produtores, além de expandir a cultura do café conilon na região.

Governo publica MP que pode destravar crédito às pequenas e médias empresas

Os bancos já emprestaram mais de R$ 900 bilhões em recursos novos, renovações e suspensão de parcelas de empréstimos.

Vida Capixaba

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.

Novas regras adotadas para o comércio a partir desta segunda-feira (1º)

As novas regras para galerias, centros comerciais, academia, shoppings e restaurantes de Vila Velha foram publicadas no Diário Oficial do município desse domingo (31).

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 
Continua após publicidade