16.9 C
Vitória
sábado, 31 julho, 2021

Pandemia pode diminuir salário dos brasileiros por nove anos

Pandemia pode diminuir salário dos brasileiros por nove anos, segundo Banco Mundial. Também vai aumentar desemprego e informalidade

Por Samantha Dias 

A crise gerada pela pandemia de covid-19 vai afetar o mercado de trabalho no Brasil e na América Latina por um longo período, inclusive com efeito negativo sobre empregos e salários. Relatório do Banco Mundial alerta que a pandemia pode diminuir salário dos brasileiros, por até nove anos.

“No Brasil, embora os trabalhadores com ensino superior não sofram os impactos de uma crise em termos salariais, e sofram apenas impactos de curta duração em matéria de emprego, os efeitos sobre o emprego e os salários do trabalhador médio ainda perduram nove anos após o início da crise”, diz o relatório do Banco Mundial.

A pandemia vai refletir no aumento no desemprego, na informalidade e também redução dos salários, sendo que os impactos são mais intensos para os trabalhadores sem ensino superior.

O documento também recomenda modificações no seguro-desemprego e maior atenção às políticas de inclusão de trabalhadores informais no mercado de trabalho, especialmente no cenário pós-pandemia.

O relatório aponta que o seguro-desemprego acaba tendo um papel limitado na proteção social aos trabalhadores, “pois aqueles que são mais afetados pelas crises econômicas, como a causada pela pandemia, a exemplo dos trabalhadores informais e autônomos formais, são inelegíveis para receber o benefício”.

Com informações da Agência Brasil

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade