Pandemia pode diminuir salário dos brasileiros por nove anos, segundo Banco Mundial. Também vai aumentar desemprego e informalidade
Por Samantha Dias
A crise gerada pela pandemia de covid-19 vai afetar o mercado de trabalho no Brasil e na América Latina por um longo período, inclusive com efeito negativo sobre empregos e salários. Relatório do Banco Mundial alerta que a pandemia pode diminuir salário dos brasileiros, por até nove anos.
“No Brasil, embora os trabalhadores com ensino superior não sofram os impactos de uma crise em termos salariais, e sofram apenas impactos de curta duração em matéria de emprego, os efeitos sobre o emprego e os salários do trabalhador médio ainda perduram nove anos após o início da crise”, diz o relatório do Banco Mundial.
- Confira a edição digital da revista ES Brasil
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
A pandemia vai refletir no aumento no desemprego, na informalidade e também redução dos salários, sendo que os impactos são mais intensos para os trabalhadores sem ensino superior.
O documento também recomenda modificações no seguro-desemprego e maior atenção às políticas de inclusão de trabalhadores informais no mercado de trabalho, especialmente no cenário pós-pandemia.
O relatório aponta que o seguro-desemprego acaba tendo um papel limitado na proteção social aos trabalhadores, “pois aqueles que são mais afetados pelas crises econômicas, como a causada pela pandemia, a exemplo dos trabalhadores informais e autônomos formais, são inelegíveis para receber o benefício”.
Com informações da Agência Brasil