24.4 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Palestra gratuita aborda Doença de Alzheimer

Cerca de 1,2 milhão de brasileiros convivem com a Doença de Alzheimer no Brasil, a causa mais comum de demência entre idosos.

A Doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência entre idosos, respondendo por cerca de 60% dos casos. Existem cerca de 1,2 milhão de brasileiros que convivem com o problema, a maioria sem diagnóstico, de acordo com informações da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz). Nesta quarta-feira (21), dia de conscientização sobre a doença, o Hospital Metropolitano vai realizar às 10h a palestra “Lembre-se de Mim”, ministrada pela neurologista Fabiana Penedo.

- Continua após a publicidade -

A participação na palestra é gratuita, mediante inscrição pelo telefone (27) 2104-7089. O Hospital Metropolitano fica na avenida Eldes Scherrer de Souza (Av. Civit), nº 558, no bairro Laranjeiras, em Serra. O evento será dirigido pela equipe multidisciplinar da Unidade Geriátrica da instituição, que orientará as pessoas quanto às mudanças que ocorrem nos idosos com o problema, de forma a melhorar a convivência com eles.

Sintomas da Doença de Alzheimer

Embora atinja o cérebro de forma degenerativa, o diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer pode melhorar seus sintomas. Segundo a médica geriátrica do Hospital Metropolitano, Caroline Pupim, alguns dos sinais são atribuídos como consequência do envelhecimento pela família e por isso costumam ser ignorados. “A pessoa demonstra dificuldade cada vez maior de memorizar, de registrar novas informações e de aprender. É preciso estar atento àquele idoso que começa a esquecer com frequência informações do dia a dia, como assuntos recentemente conversados, a medicação ingerida, a ordem de preparo de algum alimento e também ao que faz a mesma pergunta ou comentário repetidas vezes em um curto espaço de tempo”, exemplifica.

A capacidade de evocar informações antigas permanece por algum tempo no paciente com Alzheimer. Já no estágio mais avançado, o idoso se torna incapaz de planejar e executar coisas mais simples, como escolher a própria roupa, vestir-se, cuidar da higiene pessoal e tomar banho, tornando-se dependente de familiares ou de cuidadores. No estado terminal, não consegue se alimentar sozinho e perde o controle das fezes e da urina.

Serviço
Palestra “Lembre-se de mim”
Data: 21/09 (quarta-feira)
Hora: 10h às 12h
Local: Espaço Metropolitano de Eventos, localizado no Edifício Metropolitano Tower, 1º andar.
Informações e inscrições: (27) 2104-7089

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA