23.3 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Palestra educativa para adultos e crianças diabéticas

Palestra educativa para adultos e crianças diabéticasO projeto, que está ativo há mais de 20 anos, traz várias novidades em sua programação de 2012 para ajudar o paciente diabético na orientação e no tratamento da doença.
Uma reunião educativa para adultos diabéticos na próxima quinta-feira (22) marca o início das atividades de 2012 do Serviço de Apoio e Assistência ao Diabético e seus Familiares (SAD). O evento será às 8h, no auditório de dermatologia do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Já no sábado (24), a programação é voltada para crianças e adolescentes diabéticos, e será realizada na Emescam, das 8h às 10h30. A participação é gratuita.

Segundo a médica endocrinologista e coordenadora do SAD, Rachel Sasso, será lançado junto com a programação de 2012 um novo projeto com as crianças diabéticas. “Logo após a reunião educativa, teremos uma sessão de musicalização, proporcionando motivação às crianças. Contaremos com a presença de alguns músicos orientando e demonstrando seus instrumentos”, explica Rachel.

- Continua após a publicidade -

Outra novidade do SAD, que é um projeto de extensão da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), é “O médico vai à comunidade”. “Essa é uma programação da disciplina de endocrinologia da Emescam e, no dia 31 de março, os professores, juntamente com os alunos do quarto ano de Medicina, vão até a escola de surdos e mudos para palestra sobre diabetes mellitus, o tipo 1, e para fazer avaliação glicêmica dos participantes”, afirma a coordenadora do projeto.

O Serviço de Apoio e Assistência ao Diabético e seus Familiares é um trabalho de orientação e conscientização aos diabéticos e familiares desenvolvido por uma equipe multidisciplinar formada por médicos endocrinologistas, enfermeiras, psicólogos, assistentes sociais e atendentes. O serviço é um projeto de extensão da Emescam e desde 1989 oferece tratamento de qualidade e humanizado para controlar a doença e melhorar a qualidade de vida dos portadores da doença.

Os objetivos do projeto são promover informação e conhecimento sobre o diabetes, detectar e prevenir o seu aparecimento, oferecer assistência e orientação e motivar o diabético a mudar seu estilo de vida, adotando hábitos mais saudáveis. O programa realiza encontros entre os pacientes uma vez por mês, onde eles trocam experiência, são orientados e incentivados. Outras ações são realizadas em datas específicas, como caminhadas e confraternizações, além de consultas regulares.

O SAD funciona no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória e, atualmente, atende cerca de 800 pacientes. Para participar do serviço, basta procurar o ambulatório do hospital e se cadastrar.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA