A temperatura em abril e maio deve seguir dentro da média para o período, as chuvas devem ficar acima da média no final do outono nas regiões Sul, Serrana e parte da Noroeste
Por Amanda Amaral
Nesta quinta-feira (20), às 06h02 tem início o outono no Hemisfério Sul, que termina no dia 20 de junho às 23h41. A mudança de estação traz mais dias de temperatura agradável, mas não significa que o calor fica para trás. Além disso, no seu encerramento, os capixabas devem se preparar para as frentes frias.
Foi o que explicou o meteorologista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, Ivaniel Fôro Maia. “O prognostico de temperatura para o outono de 2025 aponta que no mês de abril há maior probabilidade de as temperaturas ficarem dentro da faixa normal em grande parte do Estado, e ligeiramente acima da média apenas na região entre a Grande Vitória e litoral Nordeste capixaba”, disse.
A média de máximas para o mês de abril é de 30 graus na Região Metropolitana, 32 graus no Sul do Estado e entre 31 e 32 graus na região Norte e Noroeste. “Para hoje e amanhã, temos a previsão de chuva, traz essa sensação de verão como diz a música ‘são as águas de março fechando o verão’, e deve seguir assim em abril, com temperaturas elevadas, mas que é normal para o período”, explica Ivaniel.
Mas uma das principais características do outono é a redução gradativa das temperaturas diárias, antecipando o período frio que vem na sequência. “No mês de junho, o prognóstico aponta condições de temperatura abaixo da média em grande parte do Estado. No final de junho, são esperadas passagens de frentes-frias com maior frequência pelo Espírito Santo, ou pelo litoral capixaba, o que normalmente provocam queda acentuada nas temperaturas”, comenta o meteorologista.


De acordo com o Incaper, as temperaturas máximas médias desse outono ficam em torno dos 26 ºC na região Serrana e 31 ºC nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 16 ºC na Região Serrana e dos 21 ºC nas demais regiões.
Chuvas
No estado do Espírito Santo, o período que compreende a estação começa chuvoso e
termina seco, segundo Ivaniel. Para a estação outono, a média acumulada de precipitação fica entre 250 e 300 milímetros na Região Nordeste, 200 a 250 milímetros no extremo norte e no setor noroeste e entre 300 e 350 milímetros nas demais regiões capixabas, com máximas de até 450 milímetros nas vizinhanças de Alfredo Chaves.
“De maneira geral, a tendência para abril e maio é de chuva dentro da média, já em junho deve ficar acima da média nas regiões Sul, Serrana e parte da Noroeste, na divisa com Minas Gerais. Já o extremo Norte e Nordeste do Espírito Santo deve ficar abaixo da média de chuva para o período. No final da estação temos a chegada das frentes frias, porém elas não costumam chegar à Região Norte”, comentou Ivaniel.