Teatro Sesc Glória recebe espetáculo “Sherazade” nesta quarta (28) e quinta-feira (29), às 20h
Por Mariah Friedrich
Inspirada na coleção de contos originários do Oriente Médio que compõem o clássico da literatura “As Mil e Uma Noites”, a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) apresenta o concerto “Sherazade” nesta quarta (28) e quinta-feira (29), às 20h, no palco do Teatro Sesc Glória, localizado no Centro de Vitória.
Os ingressos custam a partir de R$ 10,00 (meia/solidária e comerciário), no site Lets Events (neste link para a sessão de quarta e neste link para quinta-feira)
As apresentações fazem parte das tradicionais séries Pré-Estreia e Concertos Sinfônicos e ambas contam com a regência do maestro Helder Trefzger e solo do spalla da Oses, Diego Adinolfi. Além da suíte sinfônica Scheherazade, composta em 1888 pelo russo Nikolai Rimsky-Korsakov, o repertório inclui obras do italiano Gioacchino Rossini e do brasileiro Marcelo Rauta.
Considerado um mestre da orquestração, Nikolai Rimsky-Korsakov divide a peça Scheherazade em quatro partes: “O mar e o navio de Simbad”; “A história do Príncipe Kalender”; “O jovem príncipe e a princesa”; e “Festa em Bagdá”.
O compositor foi membro do Grupo dos Cinco, que reunia defensores de um estilo nacionalista da música clássica, aliando tradições folclóricas russas a elementos exóticos (ritmicos, melódicos e harmônicos). Inspirada no livro “As mil e uma noites”, a suíte “Sherazade” se destaca pelo colorido da orquestração e pela presença de elementos orientais, presentes na história da Rússia Oriental.
Confira o programa a seguir:
Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo – Oses
Gioacchino Rossini: Abertura da ópera Guillaume Tell
– Andante/Allegro/Andante/Allegro vivace
Marcelo Rauta: Villalobiana n.° 4
– Andante/Allegretto/Andante
– Andante
– Allegro
Nicolai Rimsky-Korsakov: Sheherazade
– O mar e o navio de Simbad: (Largo e maestoso/Allegro non troppo)
– A história do Príncipe Kalender: (Lento/Andantino/Allegro molto/Con moto)
– O jovem príncipe e a jovem princesa: (Andantino quasi allegretto/Pochissimo più mosso/Come prima/Pochissimo più animato)
– Festa em Bagdá – Naufrágio do barco nas rochas: (Allegro molto/Vivo/Allegro non troppo maestoso)
Helder Trefzger, regente. Solo de violino: Diego Adinolfi, spalla
Serviço:
Série Pré-estreia e Concertos Sinfônicos
Quarta (28) e quinta-feira (29), às 20h
Teatro Sesc Glória – Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória
A partir de R$ 10,00 (meia/solidária e comerciário), no site Lets Events (neste link para a sessão de quarta e neste link para quinta-feira)