21.8 C
Vitória
quinta-feira, 28 maio, 2020

Prêmio Qualidade Espírito Santo será realizado nesta terça

Leia Também

Como montar um cantinho lúdico e organizado para as crianças

Com as crianças em casa em tempo integral, as famílias se deparam com o desafio de manter a rotina de atividades escolares e brincadeiras.

Governo e instituições firmam parceria e restauram 20 respiradores

Os respiradores consertados serão levados às unidades hospitalares de referência no tratamento da Covid-19. Segundo o governo do Estado, a restauração dos equipamentos não gerou custos administrativos.

Maia diz que auxílio emergencial deve ser prorrogado, mas teme redução de valor

O presidente da Câmara dos Deputados afirmou que há um embate explícito dentro do governo, e do próprio Parlamento, entre priorizar investimentos públicos e privados.

Orquestra Sinfônica Sul Espírito Santo realizará apresentações on-line

A primeira apresentação da série "[email protected] Sinfônica In Live", será na próxima quinta-feira (04), a partir das 20h, pelas mídias sociais do projeto social Casa Verde.

PQES reconhece o compromisso com a qualidadeTido como o “Oscar” da qualidade empresarial do Estado, o Prêmio Qualidade Espírito Santo – PQES (e também o MPE Brasil) reunirá empresários e autoridades nesta terça-feira (29), a partir das 19 horas, no Centro de Convenções de Vitória.

Em noite solene, a festa de premiação terá um cenário cinematográfico, criado especialmente para reconhecer as empresas que mais se destacaram em gestão e que participam do Programa para Incremento da Competitividade Sistêmica (Compete-ES) em 2011. O evento é uma iniciativa do Espírito Santo em Ação, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, e do Sebrae-ES.

O Compete-ES é uma ação idealizada para estimular que os empresários locais busquem a excelência e a melhoria contínua nos processos, despertando a inovação e impulsionando a competitividade. A premiação é uma das etapas do Programa, que a cada ano elege as empresas que melhor aplicaram as práticas e os indicadores de controle de qualidade.Os prêmios destinam-se às empresas que mais se destacaram em práticas de gestão durante o ano. De um total de 1.191 empresas candidatas na edição de 2011, 18 serão premiadas.

No PQES, promovido pela Sedes, serão 11 premiados com troféu, certificado e selo de qualidade. Já no MPE Brasil, realizado pelo Sebrae, serão sete vencedoras nas categorias agronegócio, comércio, indústria, serviços, serviços de educação, de saúde, de tecnologia da informação, de turismo e destaques em responsabilidade social e inovação. As empresas ganhadoras disputarão a etapa nacional, além de receberem bônus e avançarem para o PQES, com participação gratuita em 2012.

Baseados nos critérios e conceitos de excelência da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), os prêmios são um reconhecimento público das empresas que se destacam em suas gestões, além de dar visibilidade a essas marcas no mercado, divulgar os exemplos de sucesso e estimular as demais organizações a também adotarem essas práticas e participarem do PQES e do MPE Brasil. O sucesso dos dois prêmios pode ser medido no número crescente de candidaturas anuais. No ano passado, o total de empresas participantes do PQES e MPE Brasil chegou a 470. Em 2011, houve um crescimento de 153% nas duas modalidades de candidaturas.

Os resultados revelam ainda que a busca pela excelência em gestão vem se estendendo em todo o Estado, com a presença de empreendimentos do interior, com destaque para Piúma, Baixo Guandu, Iconha, Rio Bananal, Governador Lindemberg, Colatina, Domingos Martins, Cachoeiro de Itapemirim, Barra de São Francisco.

Além de incentivar a competitividade, as premiações criam um ambiente favorável ao desenvolvimento cultural, político, científico, tecnológico, econômico e social e estabelecem parâmetros para as empresas se alinharem com práticas de gestão reconhecidas internacionalmente, aumentando as possibilidades de fazerem parte dessa integração nos negócios.

MPE Brasil

Das 1191 empresas candidatas aos prêmios que serão entregues na noite desta terça, 1177 são do MPE Brasil. Esse número representa um aumento de 160% em relação ao ano passado, quando 450 empreendimentos participaram do MPE. O motivo desse crescimento está nas novas estratégias adotadas pelo Sebrae, que passou a investir em autoavaliação assistida para as empresas, principalmente, no interior.

Com isso, empreendimentos de 52 municípios participaram do ciclo 2011 do MPE Brasil. No Espírito Santo, pela primeira vez neste ano, também houve candidaturas em todas as categorias, principalmente nas de Educação e Saúde, demonstrando o aumento do interesse de escolas, clínicas e laboratórios com a gestão pela excelência.

Classificações

O MPE Brasil é voltado às micro e pequenas empresas que desejam iniciar o caminho pela excelência, com orientações para uma gestão com este foco. As empresas ganhadoras disputarão a etapa nacional, além de receberem bônus e avançarem para o PQES, com participação gratuita em 2012. Já o PQES direciona-se a micro, pequenas, médias e grandes empresas instaladas no Espírito Santo que estejam em um estágio mais avançado no uso do Modelo de Excelência da Gestão.

Quanto às categorias premiadas, o MPE Brasil é dividido em agronegócio, comércio, indústria, serviços, serviços de educação, de saúde, de tecnologia da informação, de turismo, além dos destaques em responsabilidade social e inovação.

O PQES tem dois níveis de classificação: o de “Compromisso com a Excelência” (nível I), com menção honrosa e troféu; e o de “Rumo à Excelência” (nível II), com menção honrosa, bronze, prata e ouro de acordo com o grau de desempenho das empresas.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Pesquisa revela que empresas capixabas de TI apostam na superação da crise causada pela pandemia

O foco foi identificar as principais dificuldades, sugestões e expectativas diante os desafios que a pandemia, provocada pela Covid-19, impôs ao mercado de tecnologia do Espírito Santo.

Marcos Troyjo é eleito presidente do Banco do Brics

Troyjo sucederá o indiano Kundapur Vaman Kamath, primeiro a comandar o NDB, criado na reunião de cúpula do Brics de Fortaleza, em 2014

Aneel tenta reduzir reajustes tarifários para ex-distribuidoras da Eletrobras

Os contratos de concessão dessas distribuidoras, que foram vendidas em leilões realizados há dois anos, previa a possibilidade de que os novos operadores pedissem Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) para reconhecer os investimentos realizados na área de atuação das empresas

Com crise, mercado financeiro projeta rombo fiscal recorde este ano

Dados divulgados nesta segunda-feira, 25, pelo Banco Central mostram que a expectativa de déficit primário do setor público para o ano subiu de 7,80% para 8,00% do Produto Interno Bruto (PIB).

Vida Capixaba

Golden Tulip Porto Vitória inaugura espaço exclusivo para lives

O objetivo é disponibilizar infraestrutura tecnológica de ponta para encontros virtuais, como shows e transmissões corporativas, além de ensaios de grupos musicais. 

“Blitz do Bem” entrega kits de limpeza e máscaras, na Serra

Nesta quarta-feira (27), uma equipe do Departamento de Operações de Trânsito (DOT), em parceria com a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde do município, distribuiu kits de limpeza e máscaras de proteção.

Observatório online ajuda a fortalecer a gastronomia regional

Com coordenação e execução da instituição, o Observatório busca realizar ações de pesquisa e de documentação sobre as cadeias produtivas, os sistemas alimentares, e demais temas referentes à culinária.

Robô virtual de Vila Velha oferta cursos gratuitos pelo Whatsapp

O primeiro curso divulgado é o “Empreenda Vila Velha Digital”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).
Continua após publicidade