22.1 C
Vitória
sexta-feira, 12 agosto, 2022

Oscar 2019: Filmes trazem lições para os negócios

Foto: EBC

Alguns clássicos, indicados à maior premiação do Cinema, podem ser relembrados e destacam boas lições

Neste domingo (24) será realizada a 91ª edição do Oscar, em Los Angeles, Estados Unidos, e mais filmes serão premiados com a estatueta mais aguardada do mundo do cinema.

Desde 1927, a cerimônia premia as melhores produções do ano, mas algumas obras trazem mais do que grandes performances cinematográficas e deixam lições de negócios para muitos líderes.

A diretora executiva do Business Network International do Rio de Janeiro (BNI RJ), Adriana Pina, é especialista em gestão estratégica e desenvolvimento de mercado e destacou que é possível observar o enredo de muitos filmes e encontrar grandes ensinamentos.

“Desde os blockbusters, “Pantera Negra” e “Vingadores: Guerra Infinita” até antigos vencedores como “Discurso do Rei” e “O jogo da Imitação”, possuem vários aprendizados como os desafios da liderança, importância de relacionamentos significativos e o valor de uma boa equipe”, afirmou.

Confira alguns filmes que foram indicados ao prêmio em 2019 e em edições anteriores:

Pantera Negra

Concorrendo em seis categorias, entre elas melhor filme, a obra se passa na cidade fictícia de Wakanda e mostra a importância de se formar uma boa equipe. “É importante confiar naqueles que trabalham com você e para você e no filme é possível identificar a confiança que T’Challa, o Pantera Negra, tem na sua equipe”, destacou Adriana, que enumera a qualidade de cada um.

Segundo a diretora, Shuri, irmã do Pantera, por exemplo, é um gênio da tecnologia. “O novo uniforme que ela cria para o irmão, por exemplo, em momento nenhum é questionado pelo líder que confia totalmente na eficiência de Shuri”, comentou.

A líder das Dora Milaje, guarda real de Wakanda, Okoye é outro exemplo da confiança que o rei tem na sua equipe. Se comparada com o mundo dos negócios, a guerreira seria considerada uma excelente gestora para seu núcleo, ela é capaz de fazer um bom diagnóstico dos seus funcionários e consegue designar cada um para cargos de acordo com suas habilidades, o que não deixa nenhum tipo de preocupação para o seu chefe. Já Nakia, interpretada por Lupita Nyong’o, é considerada os olhos e ouvidos da “corporação” e que cuida de todos os interesses externos da empresa.

“Pode parecer que com uma equipe dessas fica fácil liderar, sem dúvidas ajuda, mas o principal é perceber que com os interesses da empresa resguardados e seguros o líder fica mais tranquilo para tomar decisões importantes para a empresa e fazê-la crescer cada vez mais, como acontece no filme” destacou a especialista.

Vingadores: Guerra Infinita

Indicado em apenas uma categoria, o filme pode não ser o favorito da Academia, mas, sem dúvida, traz muitas lições que podem ajudar nos negócios. “O que muitos líderes não entendem, é que num momento de crise é praticamente impossível vencer sozinho. Por isso, é preciso ter humildade e compartilhar com outros os seus problemas, o que podemos ver no longa-metragem” afirmou Adriana.

No penúltimo filme da série Vingadores, vários heróis se unem contra o maior vilão da história dos quadrinhos, Thanos. Mas, com isso, vários líderes com perfis diferentes têm que ceder para que essa união dê certo. Peter Quill, líder dos Guardiões das Galáxias, o próprio Pantera Negra, citado acima, além dos já conhecidos Thor, Homem de Ferro e Capitão América, são heróis que venceram por conta própria as suas histórias, por isso, é difícil num primeiro momento aceitar que há a necessidade de ajuda.

“Isso acontece muitas vezes no mercado de trabalho, mas diante de um perigo que afetará a todos essa união é incontestável e ao longo do filme os líderes percebem que precisam deixar o orgulho de lado e colocar as melhores armas em jogo para tenham sucesso nesse desafio” finalizou a especialista.

O Jogo da Imitação

Vencedor do Oscar em 2015 na categoria de melhor roteiro adaptado, o filme conta a história do matemático Alan Turing, que fez parte da equipe formada pelo governo britânico para quebrar um código usado pelos alemães na Segunda Guerra.

“No longa, conseguimos observar algumas lições importantes, primeiro, superar o receio de trabalhar em equipe; segundo, nunca deixar de acreditar nas suas ideias, e por último nunca subestime ninguém, afinal como o próprio Turing afirma algumas vezes no filme – São as pessoas que ninguém espera nada que fazem as coisas que ninguém consegue imaginar”, pontuou Adriana.

Outro ponto importante, destacado pela especialista, é a crítica sobre a participação e o respeito que a mulher deve ter no mercado de trabalho. Joan Clarke, vivida pela atriz Keira Knightley, dá voz à mulher que na época não pode fazer parte da equipe inicialmente, apesar do seu talento incontestável. Embora o filme se passe há 80 anos, a discussão ainda permanece viva.

Discurso do Rei

Talvez o filme mais fácil de ser lido, quando o assunto é o mercado de trabalho. Vencedor em quatro categorias, incluindo melhor filme em 2011, o Discurso do Rei, conta como um rei inglês tenta superar sua gagueira com a ajuda de um fonoaudiólogo para fazer um importante discurso no rádio. Sem dúvidas a principal lição desse filme é perseverança, se não fosse a força de vontade do então príncipe em superar suas dificuldades e conseguir discursar para seu povo, toda a história poderia ser diferente.

“Quando entramos no mercado de trabalho a primeira lição que precisamos aprender é acreditar em nós, a menor equipe e a mais importante que devemos liderar é a nós mesmos, e o filme deixa isso bem claro”, relatou Adriana.

Outro exemplo que o filme dá, é que sempre precisamos nos reinventar, o Rei já havia tentado várias formas tradicionais para melhorar a sua gagueira, mas foi nas mãos de um fonoaudiólogo fora dos padrões que ele conseguiu alcançar os seus objetivos.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade