19.2 C
Vitória
sexta-feira, 5 junho, 2020

Os desafios do mundo VUCA

Leia Também

Prefeitura de Vila Velha e BNDES firmam parceria para modernizar parque de iluminação da cidade

Inicialmente, o sistema substituirá as 35 mil luminárias em toda a cidade, com lâmpadas com tecnologia de LED, além de telegestão, instalação de tecnologia de monitoramento remoto das luminárias.

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Produtos com até 50% no Dia Livre de Impostos

E por conta da pandemia do novo coronavírus, os estabelecimentos inovaram. Neste ano, o Dia Livre de Impostos será on-line.

Sindiex tem novo presidente

Sidemar Acosta, que era o primeiro vice-presidente, passou a assumir a presidência, tendo como vices os executivos Agnaldo de Assis e Erimar Trindade.

Faltam inovação, patentes e especialização da mão de obra; e não há sinal de grandes empresas nacionais de alta tecnologia despontando. Medidas urgentes precisam ser tomadas.

Desde o final da década de 1990, os americanos têm feito uso militar de uma sigla para tratar dos métodos necessários frente a um ambiente extremamente agressivo e desafiador. O acrônimo passou, inclusive, a ser ainda mais utilizado pelo exército após os atentados de 11 de setembro.

Mais recentemente a tal abreviatura começou a ganhar espaço também no mundo dos negócios. E isso por uma razão muito simples: com poucas letras, ela explica, e muito bem, o mundo que vivemos hoje.

VUCA (ou VICA em português) é um termo que resume a volatilidade (volatility), a incerteza (uncertainty), a complexidade (complexity) e a ambiguidade (ambiguity) nas diversas situações e contextos de guerra, e agora também no meio empresarial, notadamente marcado pelo ambiente de desafios, alta competividade e rapidez na tomada de decisões. A sigla está certa. Nosso mundo muda em velocidade acelerada e com destino incerto, proporcionando inúmeras respostas para uma mesma questão.

Numa visão macro, vemos o planeta em ebulição. Dos atritos comerciais às mudanças territoriais; da fragmentação europeia ao crescimento dos países emergentes; dos conflitos religiosos às mudanças climáticas e demográficas, vivemos uma era de transformações intensas. Trazendo esse olhar para o Brasil, sobretudo na área econômica, percebemos que estamos em favorável ponto de inflexão, com expectativas de crescimento do PIB, aumento no índice de confiança dos consumidores e da indústria, redução da inflação e taxas de juros, declínio do risco país.

Mas ainda falta muito para vislumbrarmos um crescimento sólido e duradouro. A produtividade brasileira cresceu pouco nas últimas décadas; o boom demográfico e da força de trabalho está praticamente encerrado; faltam inovação, patentes e especialização da mão de obra; e não há sinal de grandes empresas nacionais de alta tecnologia despontando.

Medidas urgentes precisam ser tomadas. Definir as reformas estruturantes, gerar infraestrutura necessária para o crescimento, prover um ambiente de negócio mais íntegro e capaz de acessar diferenciais competitivos reais são apenas algumas delas.

Somente a partir daí as organizações produtivas terão mais condições de garantir a perenidade e o sucesso dos seus negócios. Mesmo e principalmente em meio ao “mundo VUCA” em que vivemos.


Paulo Wanick – Diretor de Finanças, Riscos & Compliance e de Tecnologia da Informação ArcelorMittal Brasil Aços Planos

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Projeção de alta do crédito bancário em 2020 passa de 4,8% para 7,6%, diz BC

Já a projeção de crescimento do crédito livre em 2020 passou de 8,2% para 10,6%. No caso dos recursos direcionados, a projeção foi de zero para alta de 3,5%.

Adidas informa que dois terços de suas lojas em todo o mundo já reabriram

As taxas de abertura das lojas da Adidas na América do Norte e América Latina ainda estão significativamente abaixo de 50%.

Pedidos de falência no Brasil sobem 30% em maio ante abril, afirma Boa Vista

As taxas que medem os pedidos de recuperação judicial e as recuperações judiciais deferidas aumentaram bem mais na comparação mensal: 68,6% e 61,5%, respectivamente.

Campanha incentiva consumo de vestuário no Espírito Santo

A indústria têxtil sempre foi representativa na economia capixaba. Por isso, a campanha “Moda Capixaba: Eu apoio. Eu compro. Eu uso." incentiva as marcas locais e o consumidor a valorizá-la.

Vida Capixaba

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Vitória organiza Circuito Cultural com exposição on-line

Os alunos do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) fizeram trabalhos que estão sendo disponibilizados por meio de uma exposição on-line. 

Vila Velha instala câmeras de alta definição em ruas

Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade. A primeira instalação teste com uma das novas câmeras ocorreu na última sexta-feira (29), no Farol de Santa Luzia. 

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.
Continua após publicidade