23.3 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

31 municípios capixabas terão estradas melhores

31 municípios capixabas terão estradas melhoresNesta terça-feira, (28), 31 municípios capixabas receberam, do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, retroescavadeiras para serem usadas na construção e recuperação de estradas vicinais- muitas destruídas pelas fortes chuvas de janeiro.
Representantes de 62 organizações produtivas já aprenderam a operar a ferramenta durante a oficina de capacitação promovida pelo ministério, na segunda-feira, (27). A capacitação, de 10 horas, foi dividida em aulas práticas e teóricas. O curso será finalizado nesta terça-feira (28). “O treinamento é importante para passar aos operadores noções de manutenção e capacidade operacional das máquinas. A nossa expectativa é que, assim, as retroescavadeiras tenham mais durabilidade, e possam propiciar benefícios por mais tempo para os agricultores familiares”, explicou Rafael Pires, assessor do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Solemar Schwanz, servidor da Secretaria de Agricultura do município de Domingos Martins, a aproximadamente 45 km da capital, estava animado em participar do comboio de retroescavadeiras que cruzou as ruas de Vitória. “Sei como a máquina será útil para consertar as nossas estradas. Como o nosso município fica em uma região montanhosa, qualquer chuvinha faz um grande estrago. A gente recupera, e duas chuvas depois já está tudo destruído”, comentou.
A ação integra a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Na ocasião também foi feito o lançamento estadual da “Rede Brasil Rural” e definida a cooperação para integração do Programa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar Capixaba “Vida no Campo”, da Seag, ao Apoio a Projetos de Infra-Estrutura e Serviços dos Territórios (Proinf), do MDA.
A integração do “Vida no Campo” e do Proinf vai proporcionar um fortalecimento das ações para melhorar a infraestrutura produtiva no Espírito Santo, sobretudo para benefício dos agricultores de base familiar, pescadores artesanais, assentados, indígenas e quilombolas. Até 2014, com ações para ampliar as oportunidades e promover a inclusão social e o desenvolvimento regionalmente equilibrado, o “Vida no Campo” terá investimentos de aproximadamente R$ 2,5 bilhões no Espírito Santo, principalmente em recursos de crédito rural.

Rede Brasil Rural
A “Rede Brasil Rural” é uma ferramenta virtual de comercialização criada para fortalecer a agricultura familiar, aproximando produtores, indústrias, agentes de logística e o setor público. Com a inclusão do Espírito Santo, deverão ser beneficiadas cerca de 150 cooperativas e organizações de produtores capixabas.
Para iniciar a operação no Estado, a Seag e o MDA realizaram recentemente uma oficina de capacitação com a participação de 72 associações e cooperativas rurais de diversas regiões do Estado.
Habilitadas, as organizações de produtores negociam diretamente com fornecedores e empresas de transporte a compra e a entrega de insumos necessários para qualificar ainda mais a sua produção. Outra novidade é a possibilidade do contato direto das agroindústrias da agricultura familiar com os consumidores, que poderão comprar produtos com os sabores e texturas da diversidade brasileira. A oferta de produtos diferenciados que só a agricultura familiar produz é feita por meio da internet e operada pelos Correios.

- Continua após a publicidade -

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA