22.9 C
Vitória
segunda-feira, 16 maio, 2022

Lançada Operação Verão 2019/20 pelo Corpo de Bombeiros

O lançamento da Operação Verão 2019/20 foi na Praia da Camburi, em Vitória. - Foto: Hélio Filho/SECOM

A operação visa a reduzir ainda mais o número de afogamentos, dando atenção especial aos locais que apresentam maior risco

Com o objetivo de reduzir ainda mais o número de afogamentos, principalmente neste período do ano em que as pessoas buscam mais as prais, rios, cachoeiras, entre outros locais para se refrescar, o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), lançou, nesse domingo (15), Operação Verão 2019/20.

Cerca de 200 bombeiros militares, mais de 700 guarda-vidas civis, motos aquáticas, quadriciclos, lanchas, entre outros recursos, atuarão na orla de 14 municípios intensificando os trabalhos de prevenção e salvamento aquáticos nos balneários do Estado.

O programa será realizado em  Vitória, Vila Velha, Linhares, Itapemirim, Presidente Kennedy, Marataízes, Guarapari, Anchieta, Piúma, Serra, São Mateus, Conceição da Barra, Aracruz e Fundão, e a previsão de encerramento será em 1º de março de 2020.

A Operação Verão 2019/20 atuará em 14 municípios capixabas. – Foto: Hélio Filho/SECOM

Durante a solenidade de abertura, realizada na Praia de Camburi, em Vitória, o governador Renato Casagrande citou a importância do trabalho do Corpo de Bombeiros em preservar vidas, além da importância da organização do Estado para atração de turistas.

“O Espírito Santo está organizado, com serviços em dia, limpo, bonito e seguro. Assim o cidadão capixaba estará bem e o turista também. Não conseguimos receber ninguém se a nossa casa estiver bagunçada. Vamos atender bem aos capixabas, pois assim os turistas também estarão muito bem atendidos”, pontuou o governador.

Veja como o Corpo de Bombeiros atuará nos balneários capixabas:

Fotos: Hélio Filho/Secom

Já o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, destacou todo o trabalho é feito buscando evitar a perda de vidas. “Utilizaremos diversas ferramentas pra tentar impedir essas mortes por afogamento. Os pais precisam também estar atentos com seus filhos. A comunidade tem papel importante e temos que reduzir esse número de afogamentos. Se atuarmos juntos podemos reduzir esse número que destrói famílias. Por um detalhe se perde uma vida”, destacou ele.

Primeiros Socorros

Sabendo que existem acidentes que são frutos de catástrofes, difíceis de prevenir e ainda mais difíceis de remediar, o CBMES lançará, nesta terça-feira (17), uma ferramenta que auxiliará o cidadão capixaba na aplicação dos primeiros socorros.

O tenente coronel Wagner Borges desenvolveu o projeto “Uma Mãe Prevenida Vale Uma Vida”, que contempla palestras, uma revista guia, vídeos com várias dicas de prevenção, com técnicas e informações que já foram usadas para salvar muitas vidas.

Borges explicou como surgiu o projeto e como ele pode ajudar aos pais. “Meu filho de 1 ano sofreu um grave acidente dentro de casa e eu precisei salvá-lo com os conhecimentos que tinha. Recentemente, uma criança morreu afogada dentro de um balde com água. Minha esposa me deu uma ideia valiosa que foi a criação desse projeto, que busca ensinar, principalmente às mães, como socorrer os filhos em caso de acidentes domésticos”, contou.

O tenente coronel Wagner Borges explicou que o projeto visa a auxiliar pais e familiares no salvamento de uma vítima de acidente doméstico. – Foto: Michel Sabarense / Next Editorial

De acordo com o tenente coronel, cerca de 4 mil crianças morrem vítimas de acidentes domésticos todos os anos. “É um projeto que levamos às igrejas, escolas, e diversos lugares para explicar aos pais, tios, avós a como salvar a vida de uma criança. Vários locais do nosso Estado, principalmente na Grande Vitória, em que os índices são altos”, disse.

Para receber as informações por meio do WhatsApp, os interessados podem se cadastrar por meio do número (27) 99664-9716 e receber mais informações.

O tenente coronel do Corpo de Bombeiros tem uma mensagem para você. Confira!

Leia Também:
- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade