24.4 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Operação Patrulha da Comunidade será retomada na Grande Vitória

O Governo do Espírito Santo anunciou, na manhã desta quinta-feira (26), a retomada da Operação Patrulha da Comunidade na Grande Vitória

Por Munik Vieira

Ao todo, serão 169 policiais em escala extra nas áreas comerciais e de grande circulação de pessoas na Região Metropolitana da Grande Vitória.

- Continua após a publicidade -

Os locais foram selecionados com base nas estatísticas de crimes contra o patrimônio, elaboradas pela Gerência do Observatório da Segurança Pública (Geosp), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

A operação

Os policiais terão uma atuação operacional na modalidade de policiamento ostensivo a pé e ciclopatrulhamento, em duplas, nas regiões definidas, com apoio de uma viatura. Isso sem prejuízo dos demais recursos ordinários e extraordinários já utilizados nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, no período de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 20h.

“Estamos retomando a Patrulha da Comunidade. Vamos iniciar com os quatro maiores municípios, pois estamos conseguindo contratar mais policiais e pagar indenizações. Em novembro, mais policiais começam a atuar e em setembro uma nova turma de soldados inicia o curso de formação. De 2019 para cá estamos fazendo um resgate da área da segurança pública para que possamos fazer um enfrentamento aos diversos tipos de crime com mais intensidade e eficiência”, afirmou o governador.

Sobre a Patrulha da Comunidade

A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) instituiu, no ano de 2013, o projeto Patrulha da Comunidade, essencialmente voltado para a atuação em bairros com maior incidência de crimes contra o patrimônio, em quadrantes predeterminados, executando o policiamento comunitário-interativo orientado para a solução de problemas.

No início de 2014, o projeto Patrulha da Comunidade teve a atuação ampliada para aglomerados definidos pelo programa Estado Presente em Defesa da Vida, abrangendo também áreas de crimes contra a vida.

Em 2017, houve uma reestruturação do projeto Patrulha da Comunidade nos Batalhões e Companhias Independentes, a fim de fortalecer o policiamento ostensivo e preventivo, baseado na filosofia do policiamento comunitário de estabelecimentos comerciais e em locais de elevada concentração e circulação de pessoas, com o objetivo de reduzir os crimes contra o patrimônio. A atuação nesse modelo continua se mostrando necessária, em especial nas Unidades Operacionais do CPOM, com foco nos municípios da Grande Vitória.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA