Com os juros básicos da economia (Selic) em 4,25% ao ano, a aplicação financeira na poupança até rende mais. Mesmo assim continua perdendo para a inflação
Por Samantha Dias
O assessor de investimentos, Daniel Chaves, fala sobre o impacto do aumento da Selic na poupança, que não vem apresentando bons rendimentos nos últimos meses, e faz uma comparação com as vantagens de outros investimentos com elevação da taxa Selic.
1 – ES Brasil: Quais são as condições da poupança atualmente?
Daniel Chaves: Já são nove meses seguidos que a poupança amarga uma queda no poder de compra. Em maio, o rendimento real desta modalidade foi o pior dos últimos 30 anos. E, agora, com a elevação da taxa básica de juros (Selic) para 4,25% ao ano, a caderneta de poupança passará a render um pouco mais. Segundo cálculos da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a rentabilidade passará a ser de 0,25% ao mês e 2,98% ao ano. Esse é um tipo de investimento que corresponde a 70% da Selic. Então, independente de como o índice estiver, ela vai corresponder a esta porcentagem.
- Banco Central sobe juros para 4,25% ao ano
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
2 – Quais são opções de investimentos com elevação da taxa Selic?
Atualmente, existem diversas outras opções de renda fixa que possuem a mesma segurança da poupança, porém com maior rentabilidade. A elevação da Selic também tende a melhorar a rentabilidade de outras aplicações financeiras em renda fixa. Para os ultraconservadores, eu sugiro os Certificados de Depósitos Bancários (CDBs), de liquidez diária. Por exemplo, os CDBs rendem 100 ou 103% dos Certificados de Depósitos Interbancários (CDI). Somente comparando os 70% do CDI ou da Selic para 100% do CDB, já faz uma grande diferença na carteira do investidor. Se analisarmos a inflação do ano passado, para superar ou empatar era preciso ter um investimento 160% do CDI. Então, a poupança é menos da metade disso. Por isso, se você investiu no ano passado pela poupança, teria perdido o dinheiro para inflação, assim como esse ano.