Os ônibus do sistema Transcol vão voltar a rodar na próxima terça-feira (13). O comunicado foi feito pelo governador Renato Casagrande na noite desta sexta-feira nas redes sociais.
O funcionamento, no entanto, será apenas durante a semana. Aos sábados e domingos, o transporte será suspenso. Os coletivos não vão rodar no feriado de Nossa Senhora da Penha, na segunda-feira.
A Grande Vitória continua classificada no risco extremo, mas houve queda nos números de novos casos e de suspeitos nas duas últimas semanas. O novo mapa de risco mostra 42 municípios em risco extremo, 34 em risco alto e 2 em moderado: Ibitirama e Conceição da Barra. A região metropolitana e municípios polos (exceto São Mateus) continuam classificados em risco extremo.
O funcionamento do comércio continuará a ser permitido às quartas, quintas e sextas-feiras, sendo que as lojas de rua poderão abrir das 10 às 18 horas e os shopping centers, do meio-dia às 20 horas. Às segundas e terças-feiras, além de sábados e domingos, os estabelecimentos permanecerão fechados.
A recomendação de Casagrande é que os trabalhadores da indústria possam acessar o ônibus até as 7 horas, que os de serviços utilizem das 7 às 9 horas e o comércio, das 9 às 11 horas.
O governador pediu apoio aos municípios na fiscalização e na criação de legislações para obrigar o uso de máscara.