25.5 C
Vitória
domingo, 5 dezembro, 2021

Onda de frio intenso começa a atingir vários estados do Brasil

Uma onda de frio intenso começa a atingir vários estados do Brasil a partir de hoje (20) e, até sábado (22), os dias serão bastante frios em parte do centro-sul.

De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as condições climáticas atípicas vão provocar quedas acentuadas de temperatura nos estados do Sul do país, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, sul de Goiás, Rondônia, Acre e centro-sul do Amazonas, além dos estados de São Paulo, sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

A intensa massa de ar frio de origem polar deve provocar temperaturas mínimas muito baixas, inclusive com possibilidade de valores inferiores a O°C em parte do Sul do Brasil. Em áreas de Mato Grosso, por exemplo, a temperatura deverá ter um decréscimo em torno de 10°C entre as noites de hoje e de amanhã.

Haverá ainda condições favoráveis para formação de geadas amplas, tempestades e vendavais. “Além disso, com a umidade remanescente e o frio intenso, há também possibilidade de queda de neve nas regiões serranas do Rio Grande do Sul, no oeste, sul, meio-oeste e planalto norte de Santa Catarina, bem como em áreas do sul e sudoeste do Paraná, entre o fim de tarde e noite de quinta-feira (20), na sexta-feira (21) e no sábado (22)”, explicou o Inmet.

No Espírito Santo

De acordo com o  Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a quinta-feira já apresenta mudança nas condições do tempo na metade sul do Estado. o sol aparece entre nuvens e chove, em alguns momentos, nas regiões Sul, Serrana, Grande Vitória e no extremo sul do Nordeste. As demais áreas têm predomínio de sol e há expectativa de chuva.

Já para sexta-feira a previsão é de tempo instável em todo Espírito Santo. O sol aparece entre nuvens e chove, em alguns momentos, em todo Estado. A temperatura diminui em todas as regiões e pode atingir a marca de 12°C nas regiões mais altas da Região Serrana.

No sábado, a passagem de uma frente fria deixa o tempo instável em todo Espírito Santo. O sol aparece entre muitas nuvens e chove, em alguns momentos, em todo Estado. As temperaturas diminuem em todas as regiões. O mar fica agitado, com ondas de até 2 m de altura, no litoral da região Sul e Grande Vitória.

A expectativa é que nas áreas mais altas da Região Serrana, a temperatura seja de 10°C. Na Grande Vitória, o sol aparece entre nuvens e chove em alguns momentos.
Temperatura mínima de 19 °C e máxima de 27 °C.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade