16.6 C
Vitória
quarta-feira, 29 junho, 2022

Odontologia hospitalar e a sua eficácia na luta pela vida dentro das UTIs

Mais Artigos

Especialidade na área da saúde vem ganhando destaque

Por Beatriz Coutens

A odontologia tem apresentado muitos avanços que possibilitaram importantes conquistas para os pacientes na cadeira do dentista: procedimentos menos invasivos, rápida recuperação e maior eficiência nos diversos tratamentos, sejam eles clínicos, estéticos ou cirúrgicos.

Uma especialidade na área da Saúde que vem ganhando destaque, principalmente a partir da pandemia de Covid-19, é a odontologia hospitalar, que tem como objetivo cuidar da saúde bucal de pacientes internados, geralmente aqueles que se encontram em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Nessas unidades, o paciente está mais exposto ao risco de infecção e o cuidado com a saúde bucal do internado é fundamental. É aí que entra o trabalho do cirurgião-dentista, que irá aplicar os cuidados necessários para prevenir e tratar muitas enfermidades que dão os primeiros sinais na boca.

Com isso, há um menor risco de infecção da área bucal, melhora na qualidade de vida dos pacientes, redução no tempo de internações e diminuição do uso de medicamentos de alto custo. Isso porque o ambiente bucal é propício à proliferação de bactérias e fungos e ter dentistas nas UTIs ajuda no controle de infecções.

Hoje, a odontologia hospitalar mobiliza importantes discussões em favor da aprovação do Projeto de Lei 883/2019, que regulamenta a presença de profissionais da odontologia em Unidades de Terapia Intensiva. Diversas instituições hospitalares já implantaram essa especialidade em seus cronogramas.

É importante, contudo, que todos os pacientes, de hospitais públicos ou privados, tenham acesso a esse acompanhamento, que já mostrou sua eficácia, principalmente durante o período mais crítico da crise sanitária de Covid-19, que levou milhares de pessoas às UTIs.

Como profissionais comprometidos, acima de tudo, com a vida, nossa missão será sempre cuidar e aplicar nosso conhecimento nas técnicas e procedimentos necessários para alcançar os melhores resultados. Mas também nos comprometemos em lutar por um sistema que ofereça melhores condições a todos, estejam eles nas cadeiras dos consultórios dentários ou nos leitos de UTI.

Beatriz Coutens é cirurgiã-dentista e odontologista oncológica.

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba