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sexta-feira, 7 agosto, 2020

Obras na ponte de Camburi já começaram

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Mesmo com a chuva, a Prefeitura de Vitória iniciou as obras de recuperação estrutural da Ponte Ceciliano Abel de Almeida – uma das pontes de Camburi – nesta terça-feira (9). Ela liga a ilha ao continente no sentido Praia do Canto – Jardim da Penha. A outra é a Petrônio Portela cujo tráfego de veículos é no sentido Jardim da Penha – Praia do Canto. Essa última não passará por manutenção.

A recuperação é preventiva e terá tratamento do aço, recuperação de concreto e do piso da passarela, instalação de novas placas de concreto e estrutura metálica, além da restauração e da substituição do guarda-corpo.

A Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab) ficará responsável pela execução das intervenções, que foram licitadas por R$ 641.817,79 com prazo de conclusão de seis meses. O canteiro de obras está sendo finalizado e um andaime está sendo construído embaixo da ponte onde acontecerá a maior parte das intervenções.

A manutenção começará pelo guarda-corpo da passarela de pedestres. Em seguida, será feita a recuperação das placas e do concreto do piso. Na sequência, será recuperado o piso da ciclovia.

A partir de quinta-feira (11), a passarela no sentido Praia do Canto-Jardim da Penha será interditada (Fotografia – Leonardo Silveira)

Interdição

Não há previsão de interdição das faixas de veículos. Já pedestres e ciclistas deverão seguir as orientações das placas indicativas que serão instaladas nas duas faixas de pedestres mais próximas das pontes.

Uma delas fica na esquina da rua João da Cruz, na Praia do Canto, local onde os pedestres, já nesta próxima quinta-feira (11), deverão atravessar para a calçada dos prédios e seguir pela passarela da outra ponte até Jardim da Penha, retornando ao calçadão de Camburi na faixa de pedestres em frente a uma loja de bicicletas.

Ponte Cecicliano Abel de Almeida

A Ponte Ceciliano Abel de Almeida foi construída em 1969, no sentido Praia do Canto-Jardim da Penha. Em 2007, ela recebeu obras de reforço estrutural e ampliação do tabuleiro. Em 2015, uma passarela em estrutura metálica foi fixada ao tabuleiro da ponte e utilizada como ciclovia.

A infraestrutura da ponte está saudável e não apresenta necessidade de manutenção em seus tubulões (colunas de sustentação da ponte fixadas no fundo do canal) e blocos de concreto onde o tabuleiro é apoiado.

Na parte inferior do tabuleiro da ponte (estrutura de concreto por onde circulam os veículos), há necessidade de manutenção da estrutura com o jateamento de concreto nas áreas onde ferragens estão expostas.

Na estrutura metálica utilizada como ciclovia, foi apontada a necessidade de substituição de peças metálicas e troca de algumas placas de concreto que formam o piso.


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