Obras do miniginásio devem ficar prontas em 2026. Outras oito reformas de qualificação de quadras esportivas estão em andamento
Por Fabio Gabriel
A Prefeitura de Vitória já iniciou as obras de reforma e cobertura da quadra poliesportiva da Praça Regina Frigeri Furno (conhecida também como praça do BH), na interseção da Rua Comandante Octávio Queiroz e Rua Maria Eleonora Pereira, em Jardim da Penha. Batizada popularmente de Mini Tacredão ou Tancredinho, a intervenção foi contratada por R$ 2.886.000,00, com prazo de 540 dias.
“Será um equipamento público que vai otimizar o uso da praça, pois poderá ser usado em dias de chuva ou calor intenso. Durante o dia e a noite”, afirmou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
O secretário de Obras, Gustavo Perin, destacou a importância e a qualidade da obra. “A praça, que já teve várias denominações, é um importante ponto de convergência dos moradores do bairro. Vamos transformar a quadra, hoje descoberta, em um mini ginásio. Com telhas termoacústicas, pintura em epóxi no piso e fechamento em perfil metálicos e cobogós, permitindo ventilação e iluminação naturais”, explicou o secretário.
Pedido da comunidade local
De acordo com a prefeitura, esse era um pedido da comunidade de Jardim da Penha para atendimento dos usuários da quadra, que atualmente necessita de cobertura e adequações para seu uso e conforto na utilização do espaço.
Para a prefeitura, o objetivo é que se obtenha um local que atenda às necessidades da comunidade como participação em eventos e atividades organizadas por moradores ou pelo poder público, bem como permitirá o uso constante dos munícipes na prática diária de atividades esportivas e de lazer, orientadas ou espontâneas, principalmente em dias chuvosos e no período noturno, promovendo desta forma a segurança, o bem comum e o interesse público.
Ainda segundo o poder público municipal, o pedido está inserido no planejamento estratégico do município denominado “Plano Vitória – Planejamento Estratégico 2021-2024”, na seguinte ação: Obras de ampliação e modernização de equipamentos públicos de infraestruturas urbana, ambiental, cultural, esportiva e de lazer de Vitória.
Outras requalificações
Segundo a prefeitura, as obras de cobertura da quadra fazem parte do programa de requalificação das quadras poliesportivas existentes em Vitória.
Já foram entregues nove praças e quadras: a construção da quadra e sala multiuso climatizada em Boa Vista; cobertura da quadra de Itararé; cobertura da quadra em Santa Helena; cobertura da quadra em Caratoíra e a nova quadra no alto do bairro da Penha; Assim como a cobertura da quadra na praça Nilze Mendes, em Jardim Camburi, a reforma da praça Caetano Bassini, no bairro Bela Vista, que ganhará cobertura da quadra; a requalificação da praça Primo Bitti, na Ilha de Monte Belo; e a construção de uma pequena praça no bairro Conquista no programa de infraestrutura da Poligonal 10.
Outras oito obras estão em andamento: a reforma da praça Benedito Rodrigues, na Mata da Praia; a construção da praça em Alto Tabuazeiro; a reurbanização da praça Asdrúbal Soares, em Jucutuquara; a cobertura da quadra no Romão, as coberturas das duas quadras no Tancredão e a cobertura da quadra da praça do HI-FI. em Goiabeiras. No início de setembro, foi iniciada a cobertura da quadra da praça Mário Elias da Silva, em Jardim Camburi.