26 C
Vitória
quarta-feira, 17 abril, 2024

Obras do aeroporto de Vitória devem ser retomadas em novembro

Obras do aeroporto de Vitória devem ser retomadas em novembro

A previsão é que as obras de expansão sejam concluídas no final de 2015

Depois de quase cinco anos de paralização, o aeroporto de Vitória deve ter suas obras retomadas em novembro, segundo anúncio feito hoje na visita do ministro da Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, à Vitória. Em reunião realizada no Palácio Anchieta com o governador Renato Casagrande, parlamentares capixabas e representantes da Infraero e do consórcio responsável pelas obras, Moreira Franco ressaltou que o tema é prioridade na pauta do ministério. “Estou há um mês e quinze dias como ministro, e a primeira providência pedida pela presidenta Dilma Rousseff foi resolver a situação do aeroporto de Vitória. O Brasil precisa garantir um serviço de qualidade ao usuário do sistema aéreo brasileiro”

- Continua após a publicidade -

Iniciadas em 2005, as obras foram paralisadas depois que uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) que em 2008 apontou em 16 irregularidades no projeto apresentado pelo consórcio formado pelas construtoras Camargo Correa, Mendes Junior e Estacon. O TCU relatou sobrepreço, superfaturamento, inadequação do projeto básico e pagamento de serviços sem cobertura contratual.

De acordo com o cronograma apresentado, a Infraero deve encaminhar até dia 30 de agosto os projetos executivos do novo terminal de passageiros, da pista de pouso e do pátio de aeronaves para avaliação do TCU, que deve emitir um parecer até meados de outubro. Caso haja o aval do Tribunal, as obra serão retomadas em novembro deste ano com previsão de terminarem em novembro de 2015.

Duas das obras que fazem parte do novo complexo aeroportuário estão em andamento. Trata-se da nova torre de controle, fruto de um investimento de R$ 5,92 milhões. Ela deve ter 32 metros de altura, quase o dobro da torre atual, e vai ampliar a segurança nas operações. Outro projeto em execução é a Seção Contra Incêndio, que terá 1,19 mil m² e receberá um total de investimentos de R$ 4,37 milhões. Ambos projetos devem ficar prontos ainda no primeiro semestre de 2013.

Além disso, depois que o novo terminal for concluído, deverá ser aberta uma outra licitação para a expansão da área de passageiros do aeroporto.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA