27.7 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Concluída mais uma etapa das obras de reforma da cobertura da Catedral de Vitória

Concluída mais uma etapa das obras de reforma da cobertura da Catedral de VitóriaO Instituto Modus Vivendi comemora a conclusão da etapa mais importante até o momento para o projeto de restauro da Catedral Metropolitana de Vitória, tombada pelo Conselho Estadual de Cultura. As mudanças empreendidas no monumento já podem ser percebidas por turistas ou por quem participa das missas na Catedral. É que a Igreja, fundada em 1920, está sendo restaurada graças à iniciativa da organização, que desenvolve ações voltadas à contribuição para o desenvolvimento de uma sociedade de forma sustentável. As telhas estavam muito comprometidas pela ação do tempo. “A igreja nunca recebeu uma reforma completa de suas instalações. Com as obras, vamos deter o processo de deterioração da edificação”, revela Erika Varejão, coordenadora sócio-cultural da entidade.

O projeto de restauro da cobertura da Catedral tem o aval da Secretaria Estadual de Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A obra do telhado conta com o apoio da Lei Rouanet, lei federal de incentivo à cultura.

- Continua após a publicidade -

A Catedral é o monumento mais visitado do Projeto Visitar, promovido pela Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), que permite conhecer o Centro Histórico de Vitória, com o acompanhamento de guias especialmente treinados. Até o final de abril, 36 mil pessoas já fizeram visita guiada na Catedral. O Projeto Visitar, que engloba 33 monumentos, teve início em setembro de 2006 e ultrapassou a marca de 120 mil visitantes.

As obras de restauração da Catedral tiveram início em janeiro de 2008, com a reforma dos vitrais (numa extensão de 319 metros quadrados), graças a doações de empresas privadas, e a recuperação da imagem de Jesus Cristo (que à época da inauguração da igreja, foi trazida da Europa), em madeira, que já voltou ao seu posto, na entrada da Catedral.

O INSTITUTO MODUS VIVENDI – A entidade tem o objetivo de promover o patrimônio histórico, artístico, cultural e natural de forma sustentável. Foi a partir do desejo de construir esse novo modo de vida que um grupo de empreendedores sociais, culturais e ambientalistas se reuniu compondo a instituição, em 25 de janeiro de 2007, do Instituto Modus Vivendi de Desenvolvimento Social, Cultural e Ambiental.

Na área de restauração de patrimônio histórico, o Modus Vivendi conta com um acervo de técnicos e consultores especializados, que atuarão em cada projeto, conforme a sua especificidade, garantindo assim ética, transparência e qualificação técnica para execução dos projetos.

Projeto Visitar: São disponibilizadas visitas para grupos mínimos de vinte pessoas por meio do telefone (27) 3315-5540.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA