O Governo do Estado iniciou mais duas frentes de trabalho das obras de Ampliação e construção da Ciclovia da Vida da Terceira Ponte
Por Munik Vieira
As intervenções também serão realizadas no sentido Vila Velha x Vitória. As obras já estão em andamento no sentido Vitória x Vila Velha desde julho deste ano.
Na manhã desta quinta-feira (07), o governador Renato Casagrande esteve no local para acompanhar os trabalhos, que serão iniciados com a montagem do Quick Deck, uma espécie de andaime suspenso, que possibilita a execução dos serviços, por baixo da ponte, minimizando as necessidades de interdições no trânsito da ponte. Com a plataforma pronta, as peças da estrutura metálica começam a ser fixadas na ponte.
“É uma alegria estar em Vila Velha acompanhando a montagem da Ciclovia da Vida e a ampliação da Terceira Ponte. Já iniciamos o trabalho no sentido Vitória a Vila Velha e as obras estão a todo vapor. Os dois lados da ciclovia irão se encontrar no vão central. A ciclovia será também uma proteção contra suicídio, que é uma demanda da sociedade. A ampliação da Terceira Ponte, com a inclusão de mais uma faixa de cada lado, vai melhorar a mobilidade urbana e trazer mais desenvolvimento ao Espírito Santo. Essa obra é uma referência arquitetônica no País”, comentou o governador.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura Fábio Damasceno, explicou que as obras do lado de Vila Velha vão acontecer da mesma maneira que estão sendo realizadas em Vitória. “Será feita a montagem dos andaimes de ambos os lados e, posteriormente, inicia-se a fixação das estruturas metálicas da ciclovia”, completou.
Também estiveram presentes o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo; os deputados estaduais Marcelo Santos e Rafael Favatto; além de vereadores e lideranças da cidade
Ciclovia da Vida

O anteprojeto da Ciclovia da Vida foi apresentado em 2019 como uma das obras prioritárias do Governo do Estado na área de mobilidade. Os trabalhos estão sendo executados pelo Consórcio Ferreira Guedes Metalvix, com o valor de R$ 127 milhões e prazo de três anos, sendo que os primeiros seis meses foram dedicados aos projetos.
Próximo ao vão central da ponte, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante. Nesse ponto, parte da grade antiescalada será substituída por vidro. As pistas serão de sentido único: uma para Vitória e uma para Vila Velha.
Barreira de proteção
Já a instalação de uma barreira de proteção na Terceira Ponte vem sendo debatida e reivindicada pela sociedade capixaba, sobretudo nos últimos anos. Outra reivindicação antiga era a inclusão de uma ciclovia para que a travessia entre os municípios de Vitória e Vila Velha também pudesse ser realizada por ciclistas.
A estrutura que será anexada à ponte nos dois sentidos, como forma de impedir o suicídio, contará com uma grade antiescalada para a proteção, com altura de três metros e uma pista de ciclovia, com pavimento asfáltico de três metros de largura.
Mais uma faixa nas pistas
Além da ciclovia e barreira de proteção, a Terceira Ponte ganhará mais uma faixa em cada sentido, ficando com seis faixas no total. Assim, a capacidade de fluxo de veículos na ponte será aumentada em torno de 40%. Hoje, a ponte tem quatro pistas, sendo duas para cada sentido.
Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais também serão estreitadas. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio, serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.
Extensão total da Terceira Ponte | 3.339 metros | ||||||||
Largura atual do tabuleiro da Terceira Ponte | 18,3 metros | ||||||||
Largura do tabuleiro da Terceira Ponte após as intervenções | 19,5 metros | ||||||||
Largura do tabuleiro da Terceira Ponte + Ciclovia da Vida | 25,5 metros | ||||||||
Quantidade de faixas de rolamento atualmente | 4 | ||||||||
Quantidade de faixas de rolamento após as intervenções | 6 | ||||||||
Número aproximado de funcionários no pico da obra | 240 | ||||||||
Quantidade de aço da estrutura metálica | 3.000 toneladas | ||||||||
Valor do investimento | R$ 127 milhões | ||||||||
Prazo de execução | maio de 2023 |