23.9 C
Vitória
domingo, 28 novembro, 2021

Obra da Fafi prevista para ser concluída em seis meses

Atualmente, a escola funciona na antiga sede da Agência Municipal do Trabalhador (Sine de Vitória), no Centro

Um dos espaços de formação mais importantes do Estado, a Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) começou um processo de restauro e reforma, no primeiro semestre de 2015. Cerca de 80% da obra está concluída.

De acordo com a Prefeitura de Vitória, a maior parte das adequações do edifício, incluindo construção de rampas, adequação dos banheiros e do auditório, tornando o espaço acessível para um número maior de pessoas , além de reconstrução da calçada no padrão de calçada cidadã, restauro da fachada, pinturas internas e revisão das instalações elétricas já foram concluídas.

No início de 2017, as obras foram temporariamente interrompidas para readequação orçamentária, já que a Prefeitura de Vitória trabalha no ano vigente com um orçamento equivalente ao de 2005. Segundo a Secretaria de Fazenda, serão liberados R$ 460 mil para a conclusão dos 20% finais da obra, contemplando a instalação de equipamentos (elevador e ar-condicionado) e todo o acabamento do prédio. A previsão é que a obra seja concluída em seis meses.

“A FAFI é mais que uma escola, mais que um projeto educativo. É um local em que se produz inteligência, talento, criatividade – tudo isso pontuado por aquilo que chamamos liberdade, dedicação e vida. Esses são os ingredientes que transformaram a FAFI em uma casa, com escopo familiar, de portas abertas àqueles que, por razões distintas, fazem da arte seu meio de vida. A Dança, a Música, o Teatro, substantivos maiúsculos exercidos com o amor superlativo. Vida longa à FAFI!”, disse o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó.

Sede temporária

Desde o início da reforma e restauro do prédio, a Fafi funciona na antiga sede da Agência Municipal do Trabalhador (Sine de Vitória), na rua Coutinho Mascarenhas, nº 36, praça Ubaldo Ramalhete, no Centro.

A transferência para o espaço provisório teve o objetivo de manter as aulas da instituição em andamento. O local passou por uma adaptação em seu espaço físico para receber os alunos e a comunidade em geral, mantendo a qualidade do trabalho de formação da Fafi durante o período de reorganização da sede oficial.

Cursos

A instituição oferece, gratuitamente, oficinas e cursos livres nas áreas de teatro, dança e música e cursos técnicos nas áreas de teatro e dança.

Só em 2016, a escola atendeu um público médio de 1,2 mil pessoas. Em 2017, a Fafi abriu vagas para 38 oficinas: 19 na área da dança, 12 na da música e sete na do teatro – em um total de 648 vagas, além de 30 vagas para a oficina temporária de dança “ritmos”.

História

É um local voltado para o fomento e o fortalecimento da cultura capixaba. Inaugurado em 1926, o prédio abrigou – entre outras instituições – a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que deu origem à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O prédio original da escola fica localizado no Centro Histórico de Vitória.

 

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade