22.9 C
Vitória
quarta-feira, 16 DE abril DE 2025

O valor do atendimento personalizado dentro e fora do mundo virtual

Em um mundo hiperconectado, é indispensável saber navegar com excelência, transparência e empatia dentro e fora do mundo digital

Por Alessandra Brandão

As antigas listas telefônicas, aqueles livros volumosos de páginas brancas e amarelas com milhares de endereços e telefones de pessoas físicas e empresas dos mais diferentes segmentos, eram itens quase obrigatórios. Ajudavam inúmeros usuários acessarem contatos para variadas finalidades, inclusive em situações emergenciais.

No passado, era essencial para os negócios constar nas páginas amarelas das listas telefônicas, e hoje estar bem-posicionado na internet é sinônimo de bons negócios e conexões exitosas. É como manter as portas da sua empresa sempre abertas, ou sua atividade sempre disponível. E um dos segmentos que fortalece essas relações é o da saúde.

Uma pesquisa feita pela Pew Research Center revelou que 86% das pessoas, antes de marcarem uma consulta, fazem pesquisas online. Essa presença digital ainda ressignificou a relação entre profissionais de saúde e seus pacientes, afinal, esses especialistas estão cada vez mais conectados, o que naturalmente favorece uma aproximação maior com seus públicos.

Contudo, estabelecer vínculos que otimizam e ampliam as oportunidades de negócios não se limita apenas em disponibilizar contatos e localização na internet. Ou seja, não basta ser encontrado e ter um visual impactante nas mídias digitais.

Tendências apontam que um dos maiores diferenciais para a área médica, incluindo clínicas e consultórios, é a personalização. Quando se fala nessa singularidade, não se trata apenas de usar o nome do usuário para se comunicar e dispensar um atendimento simpático. Entender as particularidades, queixas e preocupações de cada indivíduo cria uma experiência que realmente faz a diferença.

LEIA MAIS
A morte começa na geladeira A morte começa na geladeira - Nas redes, o cardápio ideal muda a cada dia. Talvez a gente devesse parar de seguir nutricionistas digitais e começar a ouvir o próprio estômago
Por que a habilidade de delegar é tão estratégica para os profissionais e para os negócios? Por que a habilidade de delegar é tão estratégica para os profissionais e para os negócios? - Delegar estimula a motivação e o engajamento dos colaboradores, características tão demandadas pela alta gestão nas organizações

Cultivar no paciente o sentimento de ser único (como realmente é) vai ao encontro de uma expectativa que, ainda que ele não expresse com palavras, certamente traz consigo.

Uma abordagem que coloca o paciente no centro do cuidado contribui significativamente para a eficácia dos tratamentos e para a satisfação geral com os serviços prestados.

Um exemplo é o fortalecimento da relação entre o profissional de saúde e o paciente, em uma conexão que demonstre respeito, segurança e confiança. Personalizar o atendimento também possibilita diagnósticos mais precisos e terapias direcionadas, evitando gastos desnecessários com tentativas ineficazes.

Vale lembrar que essa assistência individualizada é essencial em todas as etapas, desde o primeiro contato até o acompanhamento pós-consulta, exame ou outro procedimento que tenha sido realizado. Tudo isso ajuda a promover cuidados mais assertivos onde todos saem ganhando, pacientes, profissionais e instituições.

Em um mundo hiperconectado, é indispensável saber navegar com excelência, transparência e empatia dentro e fora do mundo digital. E isso requer mais do que estratégias inovadoras de marketing: demanda tempo, energia, capacitação e a vontade real de entregar uma experiência impactante e genuína que, consequentemente, irá ecoar positivamente no mercado.

Um atendimento de qualidade, portanto, prioriza, além do sucesso nos negócios: a prosperidade do cliente (ou do paciente, nos casos de serviços voltados para a saúde), fazendo ele se sentir único e certo de que fez a melhor escolha.

Alessandra Brandão é especialista em Marketing da Saúde e CEO da AB Comunicação

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba