23.3 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

O que saber antes de começar a investir?

Na vida, coisas ruins acontecem e você precisa estar sempre pronto para resolver – essa é a verdade

Eu sei que esse é um momento de muita insegurança e dúvida, mas acredito que as dicas a seguir, vão te ajudar a tomar boas decisões, especialmente no longo prazo.

  • Tenha uma reserva de emergência

Na vida, coisas ruins acontecem e você precisa estar sempre pronto para resolver — essa é a verdade. Por isso, ter uma reserva de emergência antes de começar a investir é o melhor que você pode fazer por você, por sua família e até pelos seus investimentos.

- Continua após a publicidade -

Afinal, se você tirar o dinheiro para cobrir um imprevisto, interromperá o efeito dos juros compostos e poderá até perder grana, caso a bolsa esteja em um dia ruim.

  • Use uma corretora taxa zero

Para começar a investir no mercado financeiro, você precisa abrir uma conta em uma corretora de valores. A grande dica aqui, é optar por uma que não cobre taxa de corretagem, o que te permite investir sem qualquer custo extra.

  • Invista antes de gastar

Essa talvez seja a dica mais importante que você lerá aqui. Afinal, não será um aporte único que o fará rico, então, você precisa se organizar para conseguir fazer aportes constantes. Neste sentido, a melhor maneira é separar uma parte da sua grana para investir antes de gastar ou pagar contas.

Por exemplo, você pode separar 20% ou 10% da sua renda para investir. Estabeleça algo confortável e que faça sentido para a sua realidade. O que vale aqui é aportar antes de gastar.

  • Comece por fundos imobiliários e ações de dividendos

Investidores iniciantes não estão acostumados com as variações naturais da bolsa, então, começar com ativos menos voláteis como fundos imobiliários (FIIs) pode ser uma boa ideia. Além disso, eles ainda pagam dividendos mensais, que podem ser reinvestidos para dar tração aos juros compostos no longo prazo.

Outra boa opção para novatos, é investir em ações de empresas que repassem parte de seus lucros aos acionistas. Essas ações de dividendos costumam causar um excelente efeito psicológico no investidor, que vê com maior clareza o dinheiro trabalhando, independente das cotações em bolsa naquele dia.

  • Faça aportes frequentes

Tão importante quanto estudar os ativos nos quais você investirá, é conseguir fazer aportes frequentes, preferencialmente mensais. Não importa se você tiver pouca grana para investir, o que vale mesmo é a constância. Vai por mim: é esse dinheiro, fruto do seu trabalho, que fará a diferença lá na frente.

  • Diversifique de cara e mantenha o equilíbrio

“Não coloque todos os ovos na mesma cesta” é um clichê, mas que ainda segue muito válido. Nos investimentos, isso significa que investir em poucos ativos aumenta o risco de perder dinheiro caso algo de ruim aconteça (e acontecerá, acredite).

Portanto, além de escolher cuidadosamente uma ampla variedade de bons ativos de diversas classes de ativos e setores, você ainda precisa estar atento para que a variação natural da bolsa não concentre demais alguns destes ativos ou setores.

Essas dicas são fundamentais para você investidor iniciante, e vai determinar o seu sucesso como investidor!

Jefferson Betzel é formando em Gestão Financeira, Educador Financeiro e BackOffice de investimentos na Lótus Investimentos, que é a maior gestora de patrimônio do Espírito Santo.

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba