Entre as ações de marketing e publicidade, é importante enfatizar que o público final sempre será o turista
Por Rodrigo Stange Guimarães
Não há dúvida de que o Espírito Santo é um destino turístico único e privilegiado, com as diversas praias que serpenteiam o seu litoral, suas belas serras e montanhas com temperaturas perfeitas, sua farta gastronomia, suas ricas tradições multiculturais e, claro, sua beleza natural, que encanta todos aqueles que buscam atividades ao ar livre. Entretanto, o que se faz necessário para atrair mais turistas para desbravar e conhecer o estado?
A resposta é simples: fortalecer as relações dos poderes públicos municipais e estadual com a sociedade civil e a população, visando a analisar, planejar e implementar as ações para o desenvolvimento do turismo capixaba através de um plano estratégico de marketing de turismo, que está em construção atualmente.
Com esse plano estratégico será possível estabelecer precisamente as ações primordiais para desenvolver ainda mais o turismo capixaba, com obras de infraestrutura e acessibilidade, com preservação e manutenção dos bens públicos e naturais, com incentivos a novos empreendimentos turísticos e com marketing e publicidade do “Destino Espírito Santo”.
Entre as ações de marketing e publicidade, é importante enfatizar que o público final sempre será o turista, mesmo que essas ações sejam realizadas diretamente ou com parceiros como as agências de viagens e operadoras de turismo.
Algumas ações de marketing já são realizadas através de parcerias público-privadas, como participação em eventos e feiras nacionais de turismo, parcerias para realização de fan tours com agentes de viagens e operadores de turismo nacionais e press tours com jornalistas e influenciadores, bem como treinamento dos prestadores de serviços turísticos.
Com o novo plano estratégico de marketing do turismo, todas essas ações já existentes deverão ser analisadas e aprimoradas, assim como serão incluídas novas estratégias de marketing para atrair mais turistas para o ES. Algumas destas ações incluem, por exemplo, atualizar o banco de imagens com fotografias e vídeos promocionais que despertem o interesse do turista pelo ES; aprimorar o material publicitário, seja impresso ou digital; aumentar a participação em eventos e feiras nacionais, com estandes dinâmicos e empreendedores capixabas; criar parceria com a Embratur visando a participar das caravanas em feiras e eventos internacionais, promovendo o destino ES; e estabelecer parcerias com as companhias aéreas e operadoras de turismo nacionais e internacionais, tornando-as vitrines do ES em seus canais publicitários, assim como aumentar o fluxo de rotas aéreas.
Na área de infraestrutura turística, importante enfatizar a manutenção contínua dos atrativos turísticos, a acessibilidade, a preservação dos patrimônios turísticos, a concessão de áreas para realização do turismo sustentável, a instalação de grandes empreendimentos turísticos internacionais, como resorts, e o treinamento de prestadores de serviços turísticos, incluindo os agentes de segurança pública municipais e estaduais, dentre outros.
Inúmeras são as ações viáveis para tornar o Espírito Santo um destino mais atrativo que, se planejadas e executadas com o devido investimento público-privado, permitirá que mais turistas nacionais e internacionais estejam desembarcando em solo capixaba para desfrutar das belezas que tanto encantam quem aqui chega.
Rodrigo Stange Guimarães é presidente-executivo da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Espírito Santo (ABAV-ES)
*Artigo publicado originalmente na revista ES Brasil 224, de novembro de 2024. Leia a edição completa de Turismo aqui.