24.8 C
Vitória
domingo, 16 maio, 2021

O que as empresas de sucesso podem ensinar para a sua vida

Mais Artigos

domicílio tributário

A principal qualidade das empresas, a partir da qual se permite o crescimento quase que ilimitado dos negócios é a organização e o método

Por Valeria Effgen

Quando vivemos dentro  de ambiente empresarial (no caso de quem daqui lhes escreve, desde os 17 anos de idade) se aprende algumas coisas muito úteis e muito aplicáveis à nossa vida pessoal também, aliás,  penso que nem deveríamos classificar distintamente vida pessoal e profissional, afinal somos seres inteiros.

A principal qualidade das empresas, a partir da qual se permite o crescimento quase que ilimitado dos negócios é a organização e o método. Estas características, se bem aplicadas à nossa vida cotidiana, podem operar verdadeiros milagres, tanto para quem quer colocar seu barco para navegar no oceano dos negócios, como também para quem simplesmente quer ter uma vida com mais resultados, independente da área.

Vamos aos conceitos / atitudes:

Ter clareza de propósito

Nas empresas, quando fazemos um planejamento estratégico definimos três coisas importantes, que são: MISSÃO, VISÃO E VALORES. Estes três itens constituem o que chamamos de propósito.

Podemos ler isto da seguinte maneira: qual o nosso papel no mundo ou aquilo que sou muito bom e me sinto bem em fazer (missão), onde quero chegar, em termos de resultados palpáveis, com o que sei e quero fazer (visão) e qual minha regra de conduta, ou seja, de quais situações não abro mão em termos de comportamento (valores).

O segredo deste processo é sempre se perguntar o PORQUÊ, a resposta ao porquê é seu propósito. O propósito é o motivo pelo qual fazemos qualquer coisa na vida. É por causa dele que notamos pessoas fazendo determinadas coisas que, ao vermos, pensamos: “como esta pessoa consegue fazer isto?”, simples, ela tem um porquê que a move.

É claro que o propósito pode e deve se ajustar com o tempo, ou mesmo podemos perceber tê-lo encontrado em uma certa altura da vida, mas ele faz parte de quem somos. Registre seu propósito.

Para ajudar vou exemplificar com o meu:

Missão: Amo escrever desde pequena e sou muito boa em transmitir ideias e conceitos de forma simples através das palavras e exemplos e com isto quero impactar positivamente a vida das pessoas.

Visão: Quero ser uma escritora reconhecida pelas mudanças na vida das pessoas.

Valores: Ser verdadeira, sincera, buscar sempre evoluir, ética, humanidade, equidade, compassividade, amor ao próximo, etc.

Em toda a sua declaração de identidade é preciso ter fragmentos que demonstrem o porquê você está fazendo o que escolheu fazer. Observe na visão: “Reconhecida pela mudança na vida das pessoas”. Isto denota propósito, por exemplo.

Aconselho você a fazer este registro e a não ter medo de mudá-lo à medida em que você for mudando, com o seu processo de autoconhecimento.

Definir projetos que busquem sua visão

Quando fazemos planejamento estratégico nas empresas, logo após definirmos a visão, a derivamos em pequenos objetivos ao longo do tempo, para que isto possa ser executado e acompanhado por cada área ou processo dentro da empresa, ou seja, do todo.

Como já falamos isto em capítulos anteriores, vou mostrar aqui de uma forma simplista como funcionaria um projeto para que você possa tentar reproduzir e aprimorar em sua vida conforme as etapas abaixo:

1 – Defina objetivos em fases, de forma a cumprir sua VISÃO no decorrer de um tempo determinado.

2 – Faça um plano de ação para realizar estes objetivos (na Internet tem muita informação boa sobre planos de ação):

Defina a ação;

Quem a executará (você ou alguém ligado a você);

Por que a executará (a qual objetivo ela está ligada e qual resultado ela trará para você);

Como a executará (recursos que vai precisar, conhecimentos, o processo de execução dela, etc);

Quando a executará (defina principalmente o prazo final de sua conclusão);

Quanto vai custar (nas empresas orçamos os valores. Na vida podemos considerar colocar aqui o custo de um curso, um investimento em aplicativos, equipamentos, etc.).

3 – Defina e acompanhe os indicadores. Eles são a maneira de mensurar (medir) se você está atingindo seus objetivos. No meu caso, que quis ser uma escritora reconhecida, poderíamos ter como exemplo:

Quantidade de livros escritos;

Quantidade de posts no blog;

Quantidade de acessos no site;

Valor de venda de livro;

Valor de consultorias de aconselhamento.

4 – Avalie a execução/indicadores e faça os ajustes necessários para que não chegue muito longe na execução (que leva tempo) e perceba que não está no caminho certo ou que as ações não estão dando o resultado esperado. A ideia do indicador é avaliar se você está indo no caminho certo rumo aos objetivos.

Fique tranquilo que isto é normal e acontece o tempo todo em nossas vidas quando ajustamos os rumos.

Ser obstinado e determinado

Temos muitos exemplos de empresas que conseguiram partir do mais absoluto zero até um patamar de sucesso e posso garantir que, em algum momento, começaram a usar estas ferramentas para acelerar seu processo.

O que observamos nas empresas, e que nem sempre fazemos em nossas vidas, é a obstinação e a disciplina para cumprir o planejado para termos os resultados que queremos. Na verdade, muitas vezes sequer fazemos o planejamento, quiçá a execução de um projeto organizado que possa entregar tais resultados.

É por este motivo que encontramos pessoas, em sua maioria, que estão aquém do que queriam para suas vidas ao ponto até de perderem sua capacidade de desejar algo melhor, muitas vezes se conformando em ficar onde estão, acreditando naquelas velhas frases ditas para as criancinhas, afirmando que não é possível fazer o que querem fazer.

Qualquer um com a determinação e obstinação corretas consegue realizar qualquer coisa. Desde construir uma empresa de sucesso até acumular valores altos apenas com um bom planejamento. Só precisam acreditar que é possível e moverem-se em direção a isto.

Hoje em dia, com a Internet e a quantidade de informação disponível, qualquer pessoa, com o mínimo de conhecimento, consegue montar um negócio e começa a gerar renda a partir dele.

Além disto, é possível estudar qualquer assunto, obter qualquer conhecimento e se tornar especialista em qualquer coisa. Basta ter clareza de propósito e foco no que se deseja.

Não há mais motivos para acreditarmos ser incapazes.

Poucos minutos por dia dedicados a estudos de novas habilidades, principalmente na ampliação da sua visão de mundo, renderão frutos incalculáveis no seu futuro. Seja no empreendedorismo ou na vida!

Valeria Effgen é escritora e fundadora do viabilize.app – software para desenvolvimento de plano de negócio online.

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba