24.7 C
Vitória
quarta-feira, 1 abril, 2020

O estado atual da política

Leia Também

Governo encaminha PL que cria fundo de aval para empresas

Outros quatro projetos foram encaminhados para a Assembleia Legislativa e devem ser apreciados pelos parlamentares ainda nesta semana.

País tem 201 óbitos por covid-19 e 5.717 casos confirmados

O resultado de novos 1.138 infectados em um dia foi mais que o dobro do maior registrado até agora. Número de mortos aumentou 26% em relação a ontem.

Ibovespa caminha para pior mês desde 1998

Na tarde de hoje (31), Ibovespa acumulava em março perda de cerca de 28%, que se mantida representará o pior desempenho mensal desde 1998.

Podcasts para empreendedores ouvirem durante o isolamento social

Uma das opções para o período de isolamento social é ouvir podcasts, formato que ganhou o gosto do brasileiro:em 2019. Veja as dicas!

O que podemos dizer nos 100 primeiros dias de governo do Jair Bolsonaro?

Mais do que a demissão do ministro da Educação Ricardo Vélez, precificada desde a semana passada, chamou a atenção a nomeação do economista Abraham Weintraub para a pasta. A decisão deixa claro o rumo escolhido pelo presidente Bolsonaro.

Em meio às negociações para a votação da proposta de reforma da Previdência, Bolsonaro, em tese, poderia ter oferecido o comando da Educação para alguma bancada robusta do Congresso Nacional. Ao contrário, nomeou alguém já de dentro do Planalto, uma decisão que agrega pouquíssimo no plano político.

Indo além, a presença de Weintraub no comando da Educação deve reforçar os desentendimentos entre os olavistas, grupo ao qual o novo ministro pertence, e os militares. A tensão deve aumentar.

O movimento de Bolsonaro reforça a percepção de que, sob a nova administração, o presidencialismo de coalizão vive um momento de crise. Ao bypassar os partidos e suas lideranças, o presidente tende a se isolar com um pequeno grupo de apoiadores. A análise de qualquer proposta mais delicada politicamente, como a Previdência, fica em risco nesse cenário.

Não é a oposição quem age contra os interesses do Planalto, mas sim o próprio presidente e seus mais íntimos apoiadores.

Na atual toada, Bolsonaro ficará mais e mais à direita da mediana do parlamento. Esse descompasso com os congressistas, somado à perda de popularidade segundo atestam as mais recentes pesquisas de opinião pública, leva o presidente a um terreno pantanoso, onde o imponderável predomina.

O Congresso Nacional, por seu turno, segue avançando em uma agenda própria. Esse é um problema para o governo, que fica com poucos instrumentos para conter a famosa “agenda de bondades” do Legislativo – agenda essa, como se sabe, em geral negativa para o grupo de plantão no poder.

Enfim, Bolsonaro segue criando problemas para si. Não é a oposição quem age contra os interesses do Planalto, mas sim o próprio presidente e seus mais íntimos apoiadores. Sem uma mudança de rumo, com revisão ampla da estratégia política, as possibilidades de uma debacle serão reais.


André Pereira César é cientista político da Hold Assessoria Legislativa

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Dicas gratuitas para superar a crise econômica da Covid-19

Evento trará estratégias e ações com os participantes para sobreviver à crise econômica e ter sucesso no pós-crise causada pela doença.

Negociação é o caminho para aluguel de pontos comerciais

A negociação com responsabilidade pressupõe real demonstração das consequências da crise e percepção recíproca para encontrar um ponto de equilíbrio das partes.

Indústria têxtil e de confecção já sofrem os impactos da pandemia

No Espírito Santo, a situação já é considerada crítica, de acordo com o presidente da Câmara da Indústria de Vestuário, José Carlos Bergamin.

Consumo de internet aumenta 25% durante isolamento social

Por conta do isolamento social, o consumo de internet aumentou consideravelmente durante o mês de março no mundo inteiro, inclusive no Brasil e no Espírito Santo.

Vida Capixaba

Sesi Cultura Online: Nano Vianna e André Prando

Para estrear as lives do Sesi Cultura online, dois ícones da música capixaba estarão se apresentando hoje. André Prando e Nano Vianna

Participe da 3ª Corrida Amaes Azul!

A corrida em solidariedade a causa do autismo tomará a 3ª Ponte, num trajeto de 10.800 km entre Vitória e Vila Velha. Será no dia 19 de julho

Desafios da carreira artística serão debatidos na internet

O ator e diretor Abel Santana vai realizar no decorrer desta semana  uma série de lives (ao vivo) nas mídias sociais, com diversos convidados de renome.

PRF recebe doações de alimentos e kits de higiene para caminhoneiros

A ideia da campanha Siga em Frente, Caminhoneiro é minimizar os efeitos da situação causada pelo novo coronavírus e possibilitar condições de trabalho.
Continua após publicidade