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quinta-feira, 28 março, 2024

O Android está preparado para o mercado corporativo?

Mesmo com críticas ao sistema, por causa de várias versões utilizadas pelas operadoras, o Android pode ter sucesso no mercado corporativo

Por Gilberto Sudré

O sistema Android está preparado para o mercado corporativo? O sistema operacional do Google tem ganhado adeptos no mercado doméstico, e sua flexibilidade pode garantir novos mercado, incluindo as empresas. A conquista do mercado de celulares, com suas taxas de crescimento de dois dígitos, é o objetivo de muitas empresas como Apple (iOS), Google (Android), RIM (Blackberry), Nokia e Microsoft (Windows Phone). Cada uma à sua maneira, tenta convencer usuários e empresas a aderirem a sua plataforma. Apesar dos vários concorrentes, ao que tudo indica, dois deles têm reais chances de brigar pela liderança: a Apple e o Google.

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O iPhone já conquistou sua legião de adeptos com sua interface fácil, design diferenciado e uma grande disponibilidade de aplicativos na loja da Apple.

De outro lado, o Android, com menos de dois anos de mercado, vem literalmente “correndo por fora” e ganhando mais adeptos no mercado doméstico a cada dia. Nos Estados Unidos, ele já é a terceira plataforma mais popular, com 17% do mercado, segundo pesquisa da consultoria ComScore.

A dúvida é: será que o Android terá a capacidade de repetir este sucesso no mercado corporativo? Mesmo com as críticas ao sistema, por causa das várias versões utilizadas pelas operadoras, eu acredito que sim, devido às seguintes questões.

Um ponto importante na aceitação do Android é a sua flexibilidade na utilização do sistema em diversos celulares de diferentes fabricantes. Isto permite uma oferta diferenciada de aparelhos que podem atender a necessidades específicas das empresas. Isto também significa concorrência entre os fabricantes, o que é bom para o cliente. O sistema também inclui nativamente o recurso de ser multitarefa, permitindo a execução de vários aplicativos ao mesmo tempo. Com certeza, uma característica necessária para os usuários corporativos.

A forma de acesso aos aplicativos disponíveis também deixa clara a diferença entre as duas plataformas. Ao contrário da Apple Store, que oferece apenas os aplicativos aceitos pela fabricante, no caso do Android Market a oferta de apps é mais democrática e permite que os desenvolvedores ofereçam aplicações de acordo com os interesses e exigências de seus clientes. A flexibilidade na oferta de aplicativos nos leva a outra questão: como é a segurança do sistema Android?

Nenhum sistema operacional, móvel ou para desktop, pode oferecer uma segurança completa mas, em relação a isso, parece que não haver dúvida de que o Android é o vencedor, devido à sua origem baseada no Linux. No Android, os aplicativos são executados com permissões específicas que controlam o que o app pode ou não fazer. Outra vantagem está na própria filosofia da diversidade: como acontece com o Linux, a plataforma aberta significa que a comunidade mundial de desenvolvedores e usuários pode acompanhar e melhorar a segurança.

Outras questões, como a flexibilidade de personalização e custo, fazem com que o Android esteja pronto tanto para o mercado doméstico como para o corporativo.

Gilberto Sudré é especialista em Segurança da Informação e Perito em Computação Forense.

Este artigo foi publicado originalmente em 7 de Fevereiro de 2012 no portal da Revista ES Brasil. As pessoas ouvidas e/ou citadas podem não estar mais nas situações, cargos e instituições que ocupavam na época, assim como suas opiniões e os fatos narrados referem-se às circunstâncias e ao contexto de então.

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