Número de eventos técnicos/científicos no ES cai 52%

Dados foram divulgados pelo Espírito Santo Convention & Visitors Bureau nesta terça-feira, 27, Dia Mundial do Turismo.

Dados foram divulgados pelo Espírito Santo Convention & Visitors Bureau nesta terça-feira, 27, Dia Mundial do Turismo.

No Dia Mundial do Turismo, comemorado nesta terça-feira, 27 de setembro, o Espírito Santo tem pouco o que comemorar. De acordo com o ES Convention & Visitors Bureau, o número de eventos técnicos/científicos realizados no Estado caíram 52,7% nos últimos dez anos. Em 2006, foram realizados 74 eventos, contra 35 previstos no calendário deste ano. Tal redução impactou numa redução 33% na presença de turistas em congressos, fóruns, feiras e afins.

Segundo o presidente do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau (ESC&VB), Alfonso Silva, o dado é preocupante mas poderia ser ainda pior em linhas gerais. “Se incluirmos eventos de cunho de lazer e esportes os dados serão ainda mais negativos. Em 2006, eventos como o Vital eram comuns e atraiam milhares de turistas, movimentavam os hotéis e comércio em geral, gerando grande incremento na cadeia econômica local”, analisa.

Afonso entende que falta planejamento e realizar ações para fortalecer o segmento, que não é considerado prioridade nas gestões. Além disso, outro fator que teve forte impacto no calendário de eventos nos últimos dois anos é a crise econômica. “São necessárias políticas públicas de continuidade e que pensem o turismo como um vetor de negócios, que gera oportunidades de forma horizontalizada, empregos, renda e impostos. Além de valorizar a cultura e comunidades locais”, conclui Alfonso Silva.